Desenvolvimento Sustentável e Promoção à Saúde

Conheça as atividades desenvolvidas pelo núcleo

 

Acesse aqui mais informações sobre o núcleo de Desenvolvimentos Sustentável e promoção à saúde:

   

 

 

 


Núcleo de Desenvolvimento Sustentável e Promoção à Saúde


Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde ambiental são todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente. Meio ambiente engloba o local em que vivemos, como as cidades, com toda a complexidade de fatores envolvidos, sejam eles pessoas, animais, plantas, ar, água, solo, indústrias e comércio, etc (OMS, 1993).

O Ministério da Saúde define a Saúde Ambiental como a área da saúde pública relacionada à interação entre a saúde humana e os fatores do meio ambiente natural e do ambiente alterado pelas atividades humanas que a determinam, condicionam e influenciam, com vistas a melhorar a qualidade de vida do ser humano, sob o ponto de vista da sustentabilidade (MS, 2022).

A Saúde Ambiental é descrita como parte da Saúde Pública que se ocupa das formas de vida, das substâncias e das condições em torno do homem que podem exercer alguma influência sobre sua saúde e seu bem-estar. O Núcleo de Desenvolvimento Sustentável e Promoção à Saúde, da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental (DVISAM), visa a melhoria da qualidade de vida do ser humano, potencializando ações sustentáveis e colaborativas de proteção ao meio ambiente.

 


Atividades desenvolvidas por este núcleo


  • Projeto UVIS Sustentáveis: em parceria com a SP Regula (Loga e Ecourbis), 100% das Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) foram capacitadas para desenvolverem ações de sustentabilidade e reciclagem. Além disso, foram disponibilizados pontos de coleta seletiva para as UVIS interessadas em adquirir.

 

  • Projeto Lian Gong: Ações que promovam exercício laboral nas UVIS e COVISA, visando saúde mental e física, em parceria com a Coordenação de Praticas Integrativas da Atenção Básica, ofertando cursos e monitorando as atividades realizadas.

 

  • Projeto Povos Indígenas: ações de saúde ambiental nas 02 áreas indígenas do município de São Paulo, em parceria com o Programa Ambiente Verdes e Saudáveis (PAVS) e Saúde Indígena da Coordenadoria da Atenção Básica da SMS.


Boletim Sustentabilidade e Saúde


-BOLETIM SUSTENTABILIDADE E SAÚDE- Fevereiro de 2024 -Primeira Edição

 

- PÁGINA INICIAL -