Confira dúvidas de munícipes recebidas pelas redes da SMS

Técnicos respondem às questões relacionadas aos serviços da rede municipal

Todos os dias, as redes sociais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebem dúvidas de munícipes, que perguntam sobre os mais variados assuntos relacionados à Saúde. A seguir, compilamos cinco questões sobre o atendimento na rede de saúde e também para os animais, como serviço de castração e microchipagem. Confira as respostas.

1. Como posso encontrar a unidade de saúde mais próxima a mim?
Olá! Para encontrar a unidade de saúde mais próxima de você, recomendamos que acesse a plataforma Busca Saúde.

2. Como eu solicito o Registro Geral do Animal (RGA) e a microchipagem?
Você pode solicitar o Registro Geral do Animal de forma on-line no Portal SP156. Depois dessa etapa, é só aguardar que a carteirinha será enviada por e-mail. Também é possível solicitar o serviço de forma presencial. Após o agendamento, é necessário comparecer a uma das Praças de Atendimento portando os documentos obrigatórios
A implantação de microchip em cães e gatos é realizada de forma gratuita nos animais a partir dos três meses, por meio de ações organizadas pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) e pela Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ).
Acesse a página da Cosap para saber mais. 

3. Como eu faço para castrar meu animal de estimação?
Para conferir como solicitar o serviço, acesse a página da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico

4. Como notificar sobre pontos de infestação de mosquitos na cidade de São Paulo?
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), junto com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), realiza controle permanente de mosquitos em toda a cidade. Existem ações com iniciativas casa-a-casa e em áreas prioritárias para controlar os focos de larvas de mosquitos e prevenir a dengue, zika e chikungunya. Durante a vistoria são fornecidas orientações preventivas. Caso seja necessário, outras medidas podem ser tomadas para controle da infestação.
Para solicitar uma vistoria em local infestado por pernilongos e mosquitos, ligue para o SP156 ou acesse o portal. Durante a vistoria são fornecidas orientações preventivas e caso seja necessário, outras medidas podem ser tomadas para controle da infestação.

5. Como faço para ser atendido na área de odontologia na minha unidade de referência. Esse serviço está disponível em todas as unidades?
Mais de 400 Unidades Básicas de Saúde possuem o serviço de Odontologia. Para encontrar a UBS mais próxima, você pode utilizar a plataforma Busca Saúde. Se a UBS não tiver equipe de Saúde Bucal, será fornecida a informação sobre a unidade de referência.
Esse serviço está disponível para urgências em várias unidades de saúde, incluindo Prontos-socorros (PSs), Atendimento Médico Ambulatorial (AMAs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Para saber quais unidades oferecem esse serviço, clique aqui