Varicela/catapora: doença é combatida pela vacina tetra viral

Patologia, mais comum na infância, é caracterizada por manchas vermelhas no corpo, que causam muita coceira

A varicela, popularmente conhecida como catapora, é uma infecção viral altamente contagiosa. A doença, causada pelo vírus varicela-zoster, é muito comum na infância, em crianças menores de dez anos, mas também podem ocorrer casos na adolescência ou até mesmo na fase adulta, embora estes sejam menos frequentes.

A catapora é caracterizada por manchas avermelhadas, que surgem primeiro no rosto, tronco ou couro cabeludo e depois se espalham para o resto do corpo, na forma de pequenas bolhas cheias de líquido. Em alguns dias, esse líquido fica escuro e seca, iniciando o processo de cicatrização, que causa muita coceira.

Dessa forma, é recomendado evitar coçar e arrancar as casquinhas que se formam, uma vez que as lesões podem infeccionar devido às bactérias presentes nas unhas, por exemplo. Além disso, a pessoa com catapora pode sentir mal-estar, dor de cabeça, cansaço, febre moderada e falta de apetite. Em geral, os sintomas podem aparecer no período de 14 a 16 dias após o contato com um caso.

A transmissão da doença ocorre pelo contato direto de uma pessoa para outra ou por meio de secreções respiratórias. Raramente acontece pelo contato com as lesões de pele. O vírus também pode ser transmitido de forma indireta por objetos contaminados pelos indivíduos infectados.

Casos severos de catapora ou tratados inadequadamente podem causar complicações como encefalite, pneumonia e infecções na pele e ouvido. Por isso, aos primeiros sintomas é indicado procurar um serviço de saúde para receber orientação e tratamento.

Vacinação contra a varicela
A vacinação é a principal forma de prevenir a varicela. A vacina tetra viral, que protege contra quatro doenças (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível aos 15 meses de vida do bebê, com uma dose de reforço aos quatro anos. Vale destacar ainda que a tetra viral é administrada em crianças que já receberem uma dose da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola.

LEIA MAIS: Conheça as doenças combatidas pela vacina tríplice viral

Pessoas que já contraíram a varicela em algum momento da vida e se curaram ficam imunes ao vírus. No entanto, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância da vacinação infantil, uma vez que isso previne não só a criança, mas também as pessoas à sua volta.

Além disso, escolas, creches e ambientes com pouca ventilação favorecem a disseminação do vírus. Portanto, é fundamental evitar locais públicos até que o quadro melhore, o que pode levar, em média, duas semanas. É recomendado realizar a higiene das mãos, objetos, roupas, fronhas e lençóis que possam estar contaminados pelo vírus.

LEIA TAMBÉM: A importância das vacinas e do Programa Nacional de Vacinação (PNI)