Caxumba, rubéola e sarampo: conheça as doenças combatidas pela vacina tríplice viral

Altamente infecciosas, as três patologias podem deixar sequelas ou levar a óbito prematuro quando não tratadas adequadamente

Doenças como a caxumba, rubéola e sarampo têm em comum o fato de serem altamente infecciosas, agudas e, em alguns casos, levar à internação, complicações e morte prematura. Para prevenir estas infecções que no passado provocavam epidemias (em especial o sarampo, responsável por milhões de mortes em todo o mundo), o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente, em todo território nacional a vacina tríplice viral SCR). Na capital, o imunizante é aplicado pelos equipamentos da rede municipal, incluindo as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e AMAs/UBSs Integradas.

Saiba mais sobre as três doenças abrangidas pela vacina tríplice viral.

Caxumba
A caxumba é uma doença viral que afeta glândulas da face responsáveis pela produção de saliva como as parótidas, as submandibulares e sublinguais. Assim como em outras infecções virais, a caxumba é transmitida por meio de gotículas quando falamos, tossimos ou pelo contato direto com a pessoa infectada. É mais comum nas crianças e adolescentes que estão em período escolar, mas pode afetar adultos também. Vale ressaltar que, uma vez imunizada pela vacina, a pessoa não corre mais o risco de contrair a caxumba.

O sintoma mais comum dessa infecção é o aumento significativo das glândulas salivares entre o maxilar e o ouvido, de um ou ambos os lados da face. O inchaço da região traz dor, febre e, quando acomete homens, pode provocar orquite (inflamação dos testículos). Já nas mulheres, a caxumba pode ocasionar mastite (infecção do tecido mamário). Conheça outros sintomas da caxumba:

• dor de cabeça;
• fadiga e fraqueza;
• perda de apetite e,
• dor ao mastigar e engolir

Rubéola
Também conhecida como “sarampo alemão”, a rubéola acomete fetos ou recém-nascidos cuja mãe tenha sido infectada durante a gestação (rubéola congênita). A infecção provoca complicações para ambos como o aborto e más formações congênitas – surdez, cardíaca, ocular, entre outras. Além disso, o vírus também se propaga pelo ar, facilitando o contágio em creches e escolas, causando a infecção.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), nos anos 1992 quando a cobertura vacinal para esta doença foi gradativamente implementada com a vacina tríplice viral, o número de infecção reduziu consideravelmente. A partir dos anos 2009, 97% da população já havia se vacinado e não houve mais casos de infecção da rubéola, o que indica a interrupção da transmissão do vírus. Conheça os sintomas da rubéola:

• dor de cabeça;
• dores no corpo;
• coriza;
• aparecimento de ínguas;
• febre baixa e,
• manchas avermelhadas pelo corpo.

Sarampo
Por se tratar de uma doença viral aguda, de fácil transmissão pelas gotículas que saem da boca, o sarampo já foi uma das maiores doenças epidêmicas, afetando principalmente as crianças e levando-as a óbito. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sarampo é uma patologia que, periodicamente, resulta em uma epidemia. De acordo com a organização, entre janeiro e fevereiro deste ano, 17 mil novos casos de sarampo foram registrados em todo o mundo.

Além do desconforto que os sintomas trazem, a infecção também pode deixar sequelas por toda a vida. Infecções respiratórias, otites (infecções nos ouvidos), doenças neurológicas, surdez, cegueira e redução da capacidade mental são agravos que a doença pode trazer à pessoa infectada. Os principais sintomas do sarampo são:

• febre e mal-estar;
• tosse;
• conjuntivite;
• coriza;
• perda de apetite;
• manchas brancas na parte interna da bochecha;
• manchas vermelhas pelo corpo;
• pneumonia.

A melhor maneira de evitar o contágio pela doença é a vacina oferecida pela rede municipal. Por isso, é importante certificar-se de que tenha tomado o imunizante quando criança, além de manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada; e, em caso de manchas avermelhadas pelo corpo, procurar uma UBS.
Em caso de sintomas de caxumba, rubéola ou sarampo procure uma das 470 UBS da rede municipal de saúde e lembre-se de manter a caderneta de vacinação das crianças atualizadas com a vacina tríplice viral.

Por isso, todo cidadão elegível deve receber a vacina para garantir sua proteção. Atualmente, podem receber o imunizante e atualizar sua situação vacinal crianças de seis meses e menores de cinco anos de idade, profissionais de saúde e pessoas nascidas a partir de 1960.

Os endereços podem ser encontrados na plataforma Busca Saúde.