A importância das vacinas e do Programa Nacional de Vacinação (PNI)

PNI garante acesso universal à imunização no Brasil; calendário oferece 20 imunizantes em todas as fases da vida

Criado em 1975, o Programa Nacional de Imunização (PNI) consolidou um esforço para criar um calendário permanente de vacinação no Brasil. Ao longo destes 47 anos, por meio do foco especialmente na vacinação infantil – 18 dos imunizantes disponíveis no Calendário Nacional de Imunização são destinados a esse público -, muitas mortes foram evitadas no país. Veja a seguir mais informações sobre vacinas e sobre o PNI, com informações do Ministério da Saúde (MS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O que são vacinas e como funcionam?
Vacinas são substâncias desenvolvidas em laboratório e que são aplicadas na infância e em outras idades para proteger contra doenças graves e muitas vezes fatais provocadas por vírus ou bactérias. O objetivo é prevenir: utilizando-se de diferentes tecnologias, as vacinas preparam o sistema imunológico para combater a doença de maneira mais rápida e eficaz, caso haja uma infecção.

As vacinas são seguras?
As vacinas são seguras, pois passam por rigorosos testes de segurança, incluindo estudos clínicos, antes de ser aprovadas para o público. Os países só registram e distribuem vacinas que atendam a rigorosos padrões de qualidade e segurança. No Brasil, o órgão responsável pela aprovação das vacinas é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ligada ao Ministério da Saúde (MS). A agência brasileira é reconhecida como referência regional para a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Quais são as doenças que as vacinas previnem?
As vacinas protegem contra doenças como a poliomielite, que pode causar paralisia; o sarampo, que pode causar edema cerebral e cegueira; e o tétano, que pode causar contrações musculares dolorosas, dificuldade para comer e respirar, e morte especialmente em recém-nascidos (tétano neonatal), entre muitas outras. Mesmo doenças consideradas leves, como a catapora, podem causar complicações fatais.

O que é o PNI?
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é uma ação organizada pelo Governo Federal para erradicar uma série de doenças por meio da vacinação em massa da população brasileira. Criado em 1975, o PNI integra o Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo que toda a população brasileira tenha acesso, de forma gratuita, às vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, em decorrência da crise sanitária provocada Covid-19, o PNI também vem exercendo um papel fundamental no combate à doença no território nacional, por meio da distribuição gratuita de imunizantes.

Que vacinas são oferecidas dentro do PNI?
Um total de 48 imunobiológicos são distribuídos anualmente pelo PNI (o que inclui vacinas, imunobiológicos especiais, soros e imunoglobulinas), sendo 20 vacinas oferecidas às crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Destas, 18 são vacinas são para crianças e adolescentes. Veja a relação:
- BCG;
- Hepatite B;
- Penta;
- Pólio inativada;
- Pólio oral;
- Rotavírus;
- Pneumo 10;
- Meningo C;
- Febre amarela;
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
- Tetra viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela);
- DTP;
- Hepatite A;
- Varicela;
- Difteria e tétano adulto (dT);
- Meningocócica ACWY;
- HPV quadrivalente;
- dTpa;
- Influenza (esta ofertada durante campanha anual);
- Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23).

O que é preciso para se vacinar?
Toda a população pode se vacinar gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na cidade de São Paulo, a imunização é feita em todas as 470 UBSs. Para isso, basta comparecer à unidade com o cartão de vacinação, documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais. A ausência do documento, no entanto, não é um impeditivo para se vacinar.