Câncer de próstata é o mais frequente em homens na capital

Estimativas do Inca para 2018 apontam 4.230 novos casos da doença no município; Saúde realiza ações de conscientização

Por Keyla Santos

 

Durante o mês de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, por meio de suas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), realizará atividades de conscientização relacionadas ao Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e, na cidade de São Paulo, é o mais frequente, seguido do intestinal. As estimativas de novos casos para 2018 em homens da capital são de 4.230 de câncer de próstata e 2.040 de câncer de intestino.

Segundo o coordenador da área técnica de Oncologia de SMS, Luis Fernando Pracchia, a taxa de incidência da doença na capital é de 61,71 casos por 100 mil habitantes, e mortalidade de 12,3 por 100 mil habitantes em 2018. “Os principais sinais de alerta para a doença são a demora em iniciar e finalizar o ato urinário e frequente ato de urinar durante a noite (nictúria). Vale lembrar que estes sintomas são similares aos da hiperplasia prostática benigna, que é uma das doenças mais comuns da próstata, portanto é sempre importante procurar um médico no caso destes sintomas, para definir a causa, porque na maioria das vezes não será câncer”, esclarece.

Você sabe o que é a próstata?

De acordo com o Inca, a próstata é uma glândula masculina, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga e envolve a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A função da próstata é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Confira mais informações na cartilha do Inca, intitulada “Câncer de próstata: vamos falar sobre isso?”

Fatores de risco

O principal fator de risco, segundo Pracchia, é a idade, sendo o câncer de próstata mais frequente acima dos 60 anos. “É possível citar outros fatores de risco não modificáveis, como história de câncer de próstata em familiares (risco hereditário: homens com um ou mais parentes de primeiro grau com a doença tem risco aumentado) e raça (homens da raça negra tem risco aumentado). Dentre os fatores de risco modificáveis, é possível citar o sedentarismo, alimentação rica em gordura animal e pobre em fibras e obesidade”, explica o especialista.

Logo, a melhor maneira para prevenir a doença é eliminar os fatores de risco modificáveis. “Sendo assim, as principais formas de prevenção são manter a atividade física constante, manter uma alimentação balanceada, rica em fibras, e tratamento da obesidade e sobrepeso”, informa Pracchia.

Rastreamento populacional

O Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomendam o rastreamento populacional para o câncer de próstata. “Em consonância com as evidências científicas disponíveis e as recomendações da OMS, a organização de ações de rastreamento para o câncer da próstata não é recomendada. Homens que demandem espontaneamente a realização do exame de rastreamento devem ser informados por seus médicos sobre os riscos e benefícios associados a essa prática e, posteriormente, definirem em conjunto com a equipe de saúde pela realização ou não do rastreamento”, orienta o Inca.

Tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

O paciente com sintomas deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência. “Lá, será avaliado pela equipe multiprofissional. Caso haja suspeita clínica, o médico poderá pedir exames complementares. Caso haja confirmação de câncer na biópsia de próstata, o paciente é encaminhado diretamente para os Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), para definição da necessidade de tratamento - nem todo câncer de próstata necessita ser tratado -, e do tipo de tratamento para aqueles que necessitem de alguma terapia”, finaliza Pracchia.

Cartão do Novembro Azul

Para marcar o mês de combate ao câncer de próstata, a SMS criou o Cartão do Novembro Azul. Nele, a unidade conseguirá fazer o controle da saúde masculina, com data da Pressão Arterial (PA) e do Teste de Glicemia.

Caso o usuário apresente alteração em um dos resultados, será orientado a realizar entrevista no acolhimento. Os usuários que apresentarem resultados dentro da normalidade deverão ser encaminhados para a rotina da unidade, no atendimento integral à saúde do homem.

Confira os eventos locais ao longo do mês de novembro:

- CRS Centro
- CRS Oeste
- CRS Sudeste
- CRS Leste