Embora o foco da Divisão de Fauna seja a proteção aos animais silvestres, o setor desenvolve um intenso trabalho de ações preventivas, relacionadas à fauna existente nos diversos parques municipais. Elas atingem alguns animais pertencentes ao acervo da própria Prefeitura de São Paulo. Aves ornamentais, como cisnes, gansos e marrecos, encontrados nos nossos parques, recebem cuidados veterinários realizados por técnicos especializados, visando atender às suas necessidades biológicas, nutricionais e reprodutivas. Além de embelezar nossas áreas verdes, estas aves funcionam como “sentinelas” da introdução de novas doenças em São Paulo.
A Divisão de Fauna também é responsável por ações voltadas ao controle epidemiológico de zoonoses das espécies nativas, invasoras e sinantrópicas (silvestres acostumados ao convívio humano, mesmo contra a vontade do homem), encontradas nos parques da cidade. Por este motivo, são realizados estudos sobre o levantamento de espécies que possam ser nocivas ao convívio dos seres humanos nos parques municipais e que possam causar impactos à fauna silvestre local.
Divisão de Fauna Silvestre - Unidade Parque Ibirapuera
Av. IV Centenário, Portão 7A
Devido a Pandemia, o Ibirapuera permanecerá fechado para recebimento em 2022.
*O atendimento aos animais silvestres do município de São Paulo será feito exclusivamente no Parque Anhanguera Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAs)
Divisão de Fauna Silvestre - Unidade Parque Anhanguera
CeMaCAS
Avenida Fortunata Tadiello Natucci, altura do n° 300 / Estrada de Perus, 168
Recebimento de animais todos os dias: segunda a sexta-feira das 08h às 16h; sábado e domingo das 08h às 14h;
feriados das 08h às 12h no CEMACAS
Plantão: (11) 3885-6669 ou Whatsapp (11) 96715-5424
E-mail: faunasvma@prefeitura.sp.gov.br
