Delegação indiana visita São Paulo para conhecer iniciativas de agricultura da Prefeitura

Grupo pôde visitar hortas e espaços produtivos atendidos pelo programa Sampa+Rural para entender plano de ação e viabilidade

 

O programa Sampa+Rural, iniciativa da Prefeitura de São Paulo que fortalece e expande a agricultura paulistana, recebeu entre os dias 30 de abril a 3 de maio, uma comitiva de pesquisadores indianos interessados em conhecer mais sobre o projeto e seu funcionamento. O grupo analisa iniciativas de sistemas alimentares sustentáveis administradas pelo poder público.

Durante a estadia na maior cidade da América Latina, a comitiva, formada por seis indianos, o grupo Intellecap pôde conhecer a iniciativa de perto, visitando locais de agricultura nas zonas sul e leste da capital, além do Green Sampa, o HUB de aceleração e capacitação de tecnologias verdes da Prefeitura de São Paulo, administrado pela Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento.

“O Sampa+Rural é um programa ambicioso, mas também inovador. Pela primeira vez na história, a Prefeitura de São Paulo passou a ter um orçamento dedicado para a agricultura, que serve para fortalecer os canteiros produtivos já existentes, além de incentivar a criação de novos espaços”, comentou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente. “Temos a felicidade de recepcionar atores de todo o mundo, interessados em replicar essa iniciativa que é uma importante ferramenta no combate a crise climática e da insegurança alimentar no municipio”, finalizou.

No primeiro dia de visita, o grupo pôde conhecer o Hub Green Sampa, em Pinheiros. O espaço, que antes era um aterro sanitário, hoje é administrado pela Ade Sampa, sendo hub de aceleração e capacitação de startups e tecnologias verdes, além de servir como coworking gratuito. Em seguida, o grupo se deslocou para o Instituto Baru, no Butantã, que adquire alimentos da agricultura familiar e revende para a população, servindo como um pequeno centro de distribuição para a zona oeste. Por fim, o dia foi encerrado na sede da SMDET, no Centro Histórico de São Paulo, onde a equipe apresentou o institucional do Sampa+Rural.

Na quinta-feira, 2, o destino foi a região sul. A primeira parada foi no sítio Matsumura, produtores de plantas ornamentais de Parelheiros que é atendido pela Prefeitura. A seguir, o grupo se deslocou para o Sítio Massue, que é responsável pela produção de folhosas, também atendido pelo Sampa+Rural. Após a pausa do almoço, a delegação foi até a CAE Sul conhecer a infraestrutura da Prefeitura, além de se reunir com o Instituto Kairós, parceiro da Prefeitura de SP que serve de apoio na realização de atendimento e de ações da coordenadoria de agricultura.

No último dia de turismo, a delegação desbravou os canteiros produtivos da zona leste da cidade, começando pelo coletivo Mulheres do GAU, que produz e comercializa produtos fabricados com alimentos orgânicos. Em seguida, o grupo visitou o CREN - Centro de Recuperação e Educação Nutricional, uma iniciativa conveniada com a Prefeitura de São Paulo que atende crianças com desvios de insegurança alimentar.

No início da tarde, o local visitado foi a Horta Sabor da Vitória, que produz PANCs, folhosas e frutas. A visita também rendeu uma reunião com a presidência e membros do CMDRSS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que puderam apresentar um pouco do grupo e as características da agricultura na cidade. A visita a São Paulo da delegação indiana se encerrou no Pátio de Compostagem de São Mateus, da Prefeitura, que abastece parte dos plantios do município.

Sobre a Intellecap

Empresa de consultoria e serviços de assessoria da Índia, está conduzindo um projeto de pesquisa sobre 'Economias Circulares Baseadas em Locais'. Este projeto envolve uma análise extensiva de aproximadamente 90 economias identificadas globalmente. Dessa seleção, a Intellecap escolheu cinco exemplos notáveis, incluindo o Sampa+Rural em São Paulo, Brasil, que tem um foco específico sistemas alimentares circulares.

O principal objetivo desta pesquisa é extrair e sintetizar os Princípios de Design (diretrizes) desses cinco estudos de caso de diferentes partes do mundo. As percepções obtidas serão instrumentais na replicação e escala de economias baseadas em locais em regiões do Norte Global, promovendo assim o desenvolvimento sustentável e a resiliência econômica.

Sobre o Programa Sampa+Rural
O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT - Programa Operação Trabalho, também da Prefeitura de São Paulo, na área da agricultura, além da estruturação de 400 locais de agricultura na capital. A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, Oeste e Sul em sua porção urbana.

Além disso, a iniciativa conta com uma Unidade Demonstrativa de Bionsumos, localizada em Parelheiros, que produz, capacita e oferece biofertilizantes e compostos orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais. Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo clicando aqui ou siga no Instagram @agriculturaprefsp

Siga a SMDET nas redes sociais