SP Coopera

O Programa Municipal de Apoio ao Cooperativismo (SP Coopera), criado pela Lei 16.836 de 08 de dezembro de 2018, regulamentada pelo Decreto Nº 59.501, de 08 de junho de 2020, tem como objetivo promover a Cultura Cooperativista, incentivando a forma cooperativa de organização social, econômica e cultural. Atua para fins de geração de renda focando no desenvolvimento de cooperativas, cooperados e empreendimentos coletivos, por meio de qualificação, orientação técnica, incubação de empreendimentos e assistência educativa e socioemocional.

O SP Coopera desenvolve instrumentos de intercâmbio para facilitar a troca de informações entre as cooperativas, estimulando a inclusão de pessoas capacitadas e/ou em situação de vulnerabilidade em novas frentes nas cooperativas já consolidadas, além de estimular a autogestão, incentivando práticas que desenvolvam sua capacidade de evolução e autonomia. Prestando apoio técnico, orientação jurídica e financeira, por meio de parcerias, às cooperativas e empreendimentos coletivos, a fim de potencializar seu desempenho e sustentabilidade econômica, contribuindo com o desenvolvimento das atividades cooperativistas no âmbito do Município de São Paulo.

Com o intuito de sensibilizar a população paulistana para a importância do cooperativismo como forma de organização produtiva, foi criada, através da Lei Nº 17.236 de 13 de novembro de 2019, a Semana Municipal do Cooperativismo – Semana C, que se inicia na semana em que recair o primeiro sábado de julho.

Quem pode participar do Programa SP Coopera:

  • Cooperativas, cooperados, empreendimentos coletivos informais e formais e grupos de interesse do município de São Paulo.
  • Grupos preferencialmente desempregados ou subocupados, ou pessoas que se encaixem no critério de baixa-renda ou com perfis considerados de vulnerabilidade dentro de critérios do Decreto Federal n. 6.135/2007.
  • Grupos de empreendedores formais ou informais cujos participantes sejam residentes ou desenvolvam suas atividades preferencialmente em regiões de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) baixo nos distritos do Município de São Paulo.
  • Preferencialmente Cooperativas atendidas?pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo –?SP Regula.

Oficinas virtuais

As oficinas, virtuais ou presenciais, fazem parte das ações de implementação do Programa SP Coopera - Programa Municipal de Apoio ao Cooperativismo, que visa fomentar o cooperativismo como estratégia de desenvolvimento econômico e social no município. Neste espaço, iremos compartilhar as apresentações de cada oficina.

Faça download dos materiais apresentados nos encontros:

09/03/2023

30/03/2023 

Conheça o SP Coopera - Oficina vitual - 09/03/2023

2ª Oficina virtual do programa SP Coopera

Mapeamento

O mapeamento é uma das ações do programa e tem como proposta apoiar quem se interessa em empreender de maneira coletiva e quer contar com uma rede de apoio para consolidar e fortalecer os negócios locais na cidade de São Paulo.

A proposta é coletar dados básicos de cadastro, contato de empreendimentos coletivos (formalizados e não formalizados), entender o quantitativo, bem como tipos e perfis de empreendimentos coletivos existente, mobilizar e sensibilizar os grupos de interesse para criação das novas cooperativas e fomento das cooperativas já existentes, além de compreender quem são os atores estratégicos do cooperativismo na cidade de São Paulo e qual o impacto da sua atuação.

Para ter mais informações sobre o programa SP Coopera e o Mapeamento do Cooperativismo, entrar em contato: spcoopera@prefeitura.sp.gov.br.

 

INSCRIÇÕES E EDITAIS:

Listagem final das Cooperativas que passaram na habilitação junto à prefeitura através do Edital de Chamamento Público

Edital de chamamento de habilitação de cooperativas de reciclagem

Mapeamento da economia circular da Cidade de São Paulo

 

Para mais informações entre em contato:

E-mail: spcoopera@prefeitura.sp.gov.br

Telefone: +55 (11) 32246000 - Ramal 6132

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais