Observatório da Gastronomia

O Observatório da Gastronomia é um espaço de articulação direcionado ao fortalecimento da cadeia da alimentação e da gastronomia. Trabalhando em conjunto com todos aqueles que atuam nesse setor, o Observatório visa potencializar os aspectos ligados à economia, cultura, segurança alimentar e sustentabilidade.

O Observatório da Gastronomia atua por meio de comitês temáticos, que têm o objetivo de unir a expertise dos diversos atores de forma a potencializar a busca por soluções no setor da alimentação.

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo, conta com a participação de órgãos e instituições municipais, associações, cooperativas, ONGs, instituições de ensino, sindicatos, chefs de cozinha, bares, restaurantes, empresas do setor de alimentação e de distribuição, comida de rua e produtores agrícolas.

Pilares de atuação

Negócios e Talentos: Identifica e potencializa as oportunidades de negócios e de qualificação de talentos na cadeia gastronômica.

Segurança Alimentar e Nutricional: Atua em todos os elos da cadeia. Combate ao desperdício, produção sustentável, adequação da legislação sanitária e acesso à alimentação de qualidade.

Imagem e Patrimônio Cultural de São Paulo: Fortalece e consolida a imagem da cidade de São Paulo como a capital da gastronomia.

Cultura e Cidadania: Promove o intercâmbio entre a cultura gastronômica paulistana e a mundial, trabalhando a gastronomia como ferramenta de impacto social.