Programa Cozinha Escola

O Programa Cozinha Escola é uma qualificação gratuita na área da gastronomia.

 

 

O Programa foi instituído no âmbito da SMDET, por meio da Portaria nº 33/2019 e tem a finalidade de promover qualificação profissional em curto prazo, por meio de cursos, oficinas, workshops e formatos afins, com foco no desenvolvimento de produtos e de técnicas culinárias proporcionando acesso ao mercado, geração de renda, trabalho e empreendedorismo.

Os cursos e oficinas, pautados sempre que possível na segurança alimentar e nutricional, no combate ao desperdício de alimentos, no consumo consciente e na sustentabilidade, são gratuitos e podem ser realizados em cozinhas localizadas em equipamentos públicos, como Cresans e CEUs ou em instalações pertencentes a organizações da sociedade civil e parceiros privados. O público alvo é formado por cidadãos interessados em gerar renda, acessar o mercado de trabalho ou empreender.


A Fundação Paulistana tem papel fundamental na implantação e execução do Programa.

Objetivos do Programa


1. fomentar a autonomia do cidadão com foco na reinserção social e econômica, através da qualificação profissional, geração de renda, emprego e estímulo ao empreendedorismo gastronômico;
2. incentivar a preparação dos alimentos, de maneira a promover uma cultura de consumo consciente e sustentável, contribuindo com a diminuição do desperdício e aproveitamento integral dos alimentos;
3. priorizar o uso de alimentos frescos, saudáveis e orgânicos nas preparações;
4. estimular a formalização e impulsionar o acesso ao mercado;
5. fomentar o empreendedorismo, em suas diversas formas, dentro da cadeia gastronômica;
6. fomentar a conexão com outras iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico;
7. fortalecer a gastronomia no Município enquanto instrumento de promoção de segurança alimentar e nutricional, da cultura, de solidariedade, de geração de renda, de inclusão produtiva e de desenvolvimento local.

Resultados
Os números: 1.000 vagas gratuitas, 50 cursos, 12 temas diferentes e 738 cidadãos certificados. Estes cursos foram ministrados em cozinhas localizadas em equipamentos públicos, como CRESANs e CEUs e parceiros.


Fique atento ao calendário de cursos e oficinas de 2022!

 

Boas práticas de manipulação de alimentos


A Portaria SMS 2619/2011, legislação sanitária municipal, dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de curso de boas práticas de manipulação de alimentos por todos os manipuladores que atuam no setor de Alimentos & Bebidas como varejistas, comerciantes de comida rua, feirantes, entre outros.


Agora a SMDET tem mais uma alternativa para o manipulador de alimentos: um curso online gratuito disponível no Portal do Cate https://bit.ly/cateboaspraticas . O curso é reconhecido pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) e gera certificado. Acesse aqui a versão em PDF.

Cartilha do Microempreendedor Individual - MEI - 1 ª Edição


"Esta cartilha tem como objetivo auxiliar o microempreendedor individual (MEI), instalado no município de São Paulo, nas Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, visando garantir a qualidade e segurança dos produtos oferecidos à população." (fonte: Covisa)
Acesse aqui o conteúdo integral da cartilha.
 

Acesse o conteúdo integral da Portaria que regulamenta o Programa Cozinha Escola.


PORTARIA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TRABALHO – SMDET Nº 33 DE 15 DE OUTUBRO DE 2019 
 

Serviço
Cozinha Escola
Inscrições: acompanhe as atualizações desta página para mais informações sobre novas turmas.
Locais: cozinhas localizadas em equipamentos públicos e de parceiros.

Atividade gratuita