Prefeitura divulga segunda chamada com 460 mulheres para integrarem o programa Mães Guardiãs

A entrega de documentos ocorre nos dias 6 e 7 de maio, em três unidades do Cate. A modalidade do POT – Programa Operação Trabalho Mães Guardiãs da Alimentação Escolar tem atuação no apoio em hortas pedagógicas da rede municipal de ensino.

A Prefeitura de São Paulo divulga nesta sexta-feira, 3 de abril, a segunda chamada para o Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs da Alimentação Escolar. São 460 vagas remanescentes que podem ser conferidas aqui. A primeira lista foi divulgada em 24 de abril, ocasião em que foram convocadas 900 mulheres e mães da comunidade escolar.

As unidades Central, Interlagos e Itaquera do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo atenderão as participantes das 9h às 16h, nos dias 6 e 7 de maio, sendo necessário levar RG, CPF, carteira de trabalho (pode ser o modelo digital), comprovante de residência e cópia simples dos mesmos. As pré-selecionadas também serão contatadas por email e whatsapp, com base nas informações fornecidas no ato da inscrição.

As candidatas passarão pela equipe técnica do Cate, momento em que é realizada a conferência dos documentos e confirmação dos critérios do POT como ter filho matriculado na rede municipal de ensino ou a candidata pertencer à comunidade escolar como avós, cuidadoras e responsáveis legais pelos bebês, crianças e adolescentes matriculados nas escolas municipais. Também serão analisados a escolaridade a partir do ensino fundamental incompleto, comprovantes de vacinação contra Covid-19, entre outros documentos. Também é verificada a proximidade da moradia das mulheres com a escola escolhida, que devem estar em um raio de dois quilômetros entre a residência e o local das atividades. Estando apta, a candidata assina o termo de compromisso e responsabilidade, que permite a entrada no programa.

O Mães Guardiãs conta com mais de 5 mil mulheres ativas em atividade na rede municipal de ensino tanto na busca ativa de alunos, contribuindo com a redução da evasão escolar, e em hortas pedagógicas. As participantes contam com bolsa auxílio no valor de R$ 1.482,60 e desempenham atividades de segunda a sexta-feira, com carga horária de 30 horas semanais, sendo seis por dia. As selecionadas poderão ficar no programa pelo período de 12 meses, com avaliação para renovar por mais seis meses.

Os locais de trabalho são EMEIs, Ciejas e CEIs da Capital distribuídos em 13 Diretorias Regionais de Educação. A nova turma vai receber capacitação on-line pelo Portal do Cate e também apoio na formação em temáticas ligadas à área pela Secretaria Municipal de Educação. A ação conta também com suporte da Coordenadoria de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho com técnicos especializados para estruturação e orientação nas hortas nas escolas municipais.

Programa Mães Guardiãs

Em atividade desde 2021, tendo como parceiras as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e da Educação, o POT Mães Guardiãs se tornou uma política pública com ampla atuação, sendo que o trabalho na Alimentação Escolar as beneficiárias apoiam as atividades escolares nas hortas mantidas pelas unidades, contribuindo com a conscientização dos alunos sobre problemas ambientais, questões de sustentabilidade, além de melhoria de hábitos alimentares saudáveis. O papel das participantes também é na disseminação da cultura de paz e não violência, acolhimento dos estudantes e estreitamento de laços entre unidades escolares e comunidades.

Serviço

Segunda Chamada do POT Mães Guardiãs da Alimentação Escolar
Confira a lista aqui

Dias: 6 e 7 de maio

Local de comparecimento (verificar indicação na lista)
• Cate Central: Av. Rio Branco, 252
• Cate Interlagos: Av. Interlagos, 6122
• Cate Itaquera: Rua Augusto Carlos Bauman, 851

Documentos obrigatórios com cópia simples
• RG
• CPF
• Carteira de trabalho
• Comprovante de Residência

Perfil:

Pré-requisitos para participar da seleção:
• Ter entre 18 e 59 anos;
• Exclusivo para mães e mulheres da comunidade escolar
• Residir na cidade de São Paulo
• Estar desempregada há mais de seis meses e não estar recebendo seguro-desemprego;
• Ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família;
• Estar com a situação cadastral do CPF regular junto à receita federal
Benefícios:
• Atuação na rede municipal de ensino por 6 horas diárias, de segunda a sexta-feira. Bolsa-auxílio de R$ 1.482,60, por até 18 meses

 

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais