Artesãos paulistanos vão aprender como formalizar e gerir um negócio artesanal

Prefeitura de São Paulo oferece cursos gratuitos para artesãos e manualistas com acompanhamento de monitoria especializada

A Prefeitura de São Paulo oferece mais dois cursos livres de empreendedorismo para os artesãos da Capital. “Planejamento financeiro” e “Parceiras e formalização” são os temas desta semana. Os cursos fazem parte da Qualificação Empreendedora do Mãos e Mentes Paulistanas, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que atua no desenvolvimento do setor de artesanato e manualidades da Capital, promovendo acesso ao mercado e capacitação profissional.

Gratuita e online, a formação oferece uma capacitação completa voltada à gestão e desenvolvimento do negócio artesanal ao longo de sete cursos, divididos pelos temas: modelagem de negócio, planejamento de coleção; planejamento de futuro; presença digital; planejamento financeiro; formalização e parcerias; e segurança do trabalho.

Durante a jornada formativa, o participante vai aprender a definir metas e objetivos, a organizar o setor financeiro e a produção artesanal, a comercializar em diversos canais de venda (offline e online), a estabelecer parcerias e a colocar preço em produtos artesanais.

A formação é oferecida semanalmente, cada semana com uma temática diferente. Os cursos ficarão abertos para acesso e conclusão de segunda-feira a domingo. Depois de encerrados, serão abertos novamente em momento posterior. A partir da próxima segunda, dia 6 de maio, os empreendedores poderão assistir às aulas de “Planejamento financeiro” e “Formalização e parcerias”.

Em “Planejamento financeiro”, o artesão ou manualista irá se capacitar para organizar, construir e seguir um planejamento financeiro profissional do seu ateliê. Além disso, também irá aprender a colocar o preço adequado em produtos artesanais, com o passo a passo mais completo e atualizado do mercado.

Já no curso de “Formalização e parcerias”, o objetivo é apresentar os benefícios da formalização para o artesão e como ele pode fazer isso. Nesta etapa, o empreendedor também aprenderá a estabelecer boas parcerias para o seu negócio.

Para participar, é necessário criar um cadastro na plataforma de qualificação do programa para depois acessar os módulos disponíveis. Os interessados podem fazer o cadastro pelo link quando preferirem, uma vez que o curso estará disponível continuamente com conteúdo sendo liberado toda semana. Não é necessário concluir um módulo anterior para acessar os próximos, pois todos são independentes entre si.

Aulas de revisão ao vivo
Com conteúdo gravado, as aulas poderão ser feitas em qualquer dia e horário, por meio de dispositivos fixos e móveis, durante o período que o curso permanecer aberto na plataforma.
Também será oferecida uma monitoria online ao vivo com revisão de cada curso, com o objetivo de complementar o conteúdo, tirar dúvidas e promover a interação dos participantes.

Nesta semana, as aulas de revisão serão realizadas no dia 8 de maio, quarta-feira, das 19h às 21h, pelo no canal do Mãos e Mentes Paulistanas do YouTube. Enquanto a aula de “Planejamento financeiro” começará às 19h, a aula de “Formalização e parcerias” está prevista para às 20h com finalização às 21h, ambas pelo mesmo link.

Não é necessário ser artesão ou manualista credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas para participar do curso. Empreendedores manuais interessados em participar de outras ações do programa podem fazer o credenciamento pelo link.

Oportunidades comerciais abertas
O Mãos e Mentes Paulistanas oferece diversas possibilidades comerciais aos artesãos e manualistas credenciados, como participação em feiras, eventos e espaços fixos de vendas do programa e parceiros.

No momento, o programa está selecionando empreendedores manuais para participação na Mega Artesanal 2024, maior feira do setor de artesanato da América Latina. Durante o evento, que acontece de 27 a 31 de julho de 2024, as peças manuais de 60 artesãos e manualistas ficarão expostas para venda no estande exclusivo do Mãos e Mentes Paulistanas no Paço do Comércio. Interessados podem realizar a inscrição até 22 de maio pelo link.

Cursos obrigatórios para as oportunidades comerciais
Além do credenciamento no Mãos e Mentes, os cursos da qualificação empreendedora também são parte dos pré-requisitos para participação nas oportunidades de comercialização oferecidas pelo programa, como feiras e eventos de artesanato e os espaços fixos de vendas localizados em shoppings e centros comerciais.

Todos os cursos, com exceção do “Segurança do trabalho”, são pré-requisitos para participação nas lojas do Programa. Já para os quiosques é necessário concluir os quatro módulos sobre “Modelagem de negócio”, “Desenvolvimento de coleção”, “Planejamento de futuro” e “Parcerias e formalização”.

No caso das feiras de artesanato, os cursos modulares “Modelagem de negócios” e “Planejamento de coleção”, cursos disponíveis nesta semana, são obrigatórios desde 1 de abril de 2024.

Por fim, além da programação semanal de feiras, o Mãos e Mentes conta também com três quiosques localizados nos Shoppings Center Norte, Itaquera e Mercadão das Flores, bem como três lojas localizadas nos Shoppings Light, Center 3 e Mais Shopping.

Cursos obrigatórios:
Feiras de artesanato:

- Modelagem de negócio
- Planejamento de coleção

Quiosques:
- Modelagem de negócio
- Planejamento de coleção
- Planejamento financeiro
- Parcerias e formalização

Lojas:
- Modelagem de negócio
- Planejamento de coleção
- Planejamento financeiro
- Parcerias e formalização
- Planejamento de futuro
- Presença digital

Serviço
Qualificação Empreendedora - Mãos e Mentes Paulistanas


Cadastro para os cursos pelo site:
https://pmmsp.eadplataforma.app/register/

Programação dos módulos:
06/05 a 12/05 - Planejamento financeiro e Parcerias e formalização
13/05 a 19/05 - Planejamento de futuro e Presença digital
20/05 a 26/05 - Segurança do trabalho

Assista às aulas de revisão desta semana:
“Planejamento financeiro” e “Parcerias e formalização”

8 de maio, das 19h às 21h, pelo link

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais