Qualificação de pessoas com deficiência

Secretaria participa da formatura de qualificação de pessoas com deficiência em curso no setor bancário

Texto: Regina Ramalho

A Secretaria do Trabalho participou da formatura da formatura de 350 alunos do projeto de capacitação de pessoas com deficiência no setor bancário. O projeto é parceria das secretarias municipais do Trabalho e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida com a Febraban. Os concluintes começaram a trabalhar no sistema bancário em setembro desse ano, nas funções de operador de call center, iniciante de agência, iniciante administrativo e caixa.
 
Os 147 estudantes que ainda estão concluindo o supletivo do ensino fundamental deverão ser inseridos no setor em 2010. Durante toda capacitação os alunos recebem salário inicial de R$ 616,40 por uma jornada diária de quatro horas de trabalho e os mesmos benefícios da Convenção Coletiva do Setor.  
 
O projeto-piloto, realizado em parceria com as secretarias municipais do Trabalho e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida em novembro 2008, ofereceu capacitação e emprego para 497 pessoas com os mais diversos tipos de deficiência. Elas foram pré-selecionadas pelo Programa Inclusão Eficiente, no CAT- Centro de Apoio ao Trabalho, da Secretaria do Trabalho.
 
Para a gerente de Recursos Humanos do Banco Bradesco e membro da Comissão da Diversidade, Iracema Franco Mayer Macário, a parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias, foi decisiva para a viabilização do projeto. “A união com o setor público foi fundamental. Toda a equipe especializada em seleção e estruturas do CAT estava à nossa disposição, sem falar no banco de cadastro de pessoas com deficiência do Programa Inclusão Eficiente”, disse Iracema.
O relatório do Programa com os estudos e resultados da trajetória realizada pela Febraban durante todo o processo de inclusão das pessoas com deficiência no setor bancário deverá ser apresentado, na íntegra, à sociedade e demais instituições interessadas após a formatura em formato de publicação.