Sampa+Rural prorroga inscrições para aceleração de iniciativas de agricultura, com aporte de R$ 30 mil

Iniciativa busca apoiar na estruturação, funcionamento e gestão das iniciativas

As inscrições para o Sampa+Rural - Acelerando Hortas foram prorrogadas e os interessados têm até o dia 15 de abril para participar. Para a segunda edição, serão selecionados até 20 projetos de Iniciativas de Agricultura que atuam em áreas urbanas, periurbanas e rurais para receber apoio no desenvolvimento de plano de negócio, orientação técnica e gerencial individual durante seis meses e a realização de encontros coletivos, além de um aporte de R$ 30 mil em estrutura, materiais e serviços. As inscrições são realizadas pelo site adesampa.com.br/hortasurbanas.

A aceleração, que é operada pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), integra o programa Sampa+Rural, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Além de impulsionar as organizações selecionadas, a aceleração também busca apoiar na estruturação, funcionamento e gestão das iniciativas, utilização de tecnologias sociais ou sustentáveis com potencial de replicabilidade e desenvolvimento de soluções que promovam o aumento da geração de renda, educação ambiental, segurança alimentar e nutricional e estímulo à permanência de agricultores na prática agrícola.

Para participar, cada iniciativa de agricultura deverá ser composta por dois proponentes maiores de 18 anos, residentes da Cidade de São Paulo e proprietários ou terem autorização de uso do imóvel da iniciativa.  Os projetos devem ser desenvolvidos no município de São Paulo, realizar práticas de manejo orgânico/agroecológico, não estar inscrito no CADIN, não ter sido beneficiados no programa Semeando Negócios e estar cadastrado na Plataforma Sampa+Rural, ou estar pendente de aprovação do cadastro no site: sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br/incluir-local.

A segunda edição do Sampa+Rural - Acelerando Hortas possui foco no apoio a Iniciativas em Agricultura em sete temas estruturantes: Implantação e estruturação de novas hortas; Implantação de tecnologias sociais e/ou sustentáveis; Comercialização e logística; Produção de mudas; Produção e distribuição de insumos; Turismo de vivência rural; e Beneficiamento de produtos naturais.

São Iniciativas de Agricultura aquelas que realizam atividades voltadas à agricultura comercial, de subsistência, comunitária e educativa, bem como oferecerem serviços vinculados à cadeia produtiva: Unidades produtivas rurais e urbanas; Agricultura em Aldeias Guarani; Hortas comunitárias; Produção de mudas; Produção/comercialização de insumos; Beneficiamento de produtos agrícolas locais; Comercialização de produtos agrícolas locais; Logística de produtos agrícolas locais; e Organizações de articulação, associativismo e cooperativismo da cadeia da agricultura urbana e periurbana.

Para participar da seleção, é importante a leitura completa do edital disponível em adesampa.com.br/hortasurbanas. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: hortasurbanas@adesampa.com.br.

Sobre o Programa Sampa+Rural

O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT - Programa Operação Trabalho, também da Prefeitura de São Paulo, na área da agricultura, além da estruturação de 400 locais de agricultura na capital.  A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, Oeste e Sul em sua porção urbana.

Além disso, a iniciativa conta com uma Unidade Demonstrativa de Bionsumos, localizada em Parelheiros, que produz, capacita e oferece  biofertilizantes e compostos  orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e entre outros.

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais