Programa de artesanato da Prefeitura de SP comemora 5 anos

O Mãos e Mentes que tem como intuito fortalecer o mercado de artesanato, comemora mais um aniversário

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, celebra nesta sexta feira (22) o aniversário de cinco anos do programa Mãos e Mentes Paulistana, que tem como foco apoiar o setor de artesanato da capital paulistana, fornecendo diversos curso de qualificação, para fomentar o conhecimento aos artesãos e manualistas, além de diversas iniciativas que visam fortalecer o mercado de artesanato, além de ampliar o reconhecimento a um mercado extremamente necessário que trás mais cultura aos paulistanos.

"O programa Mãos e Mentes recentemente atingiu o marco de sete mil artesãos credenciados, resultado de anos de incentivo, cursos de qualificação e ações estratégicas. Esse feito reflete o impacto positivo do programa, comprovando que estamos no caminho certo. Hoje, celebramos cinco anos desde o lançamento da iniciativa. Nosso objetivo é continuar impulsionando cada vez mais artesãos e revitalizando o mercado de artesanato", declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

No mês de março, contamos com uma programação especial em comemoração ao Dia do Artesão e ao Dia da Mulher. Diversas feiras ocorreram e ainda estão ocorrendo por toda a capital paulista, proporcionando a cerca de 1.200 artesãos a oportunidade de comercializar seus produtos. É possível encontrar uma ampla variedade de itens artesanais, desde vestuário, bordados e cerâmicas até acessórios, enfeites e decorações para casa, garantindo opções para todos os gostos e estilos.

“É muito gratificante ter um espaço para comercializar e mostrar nosso trabalho, e com o Mãos e Mentes nós temos isso, além de nos oferecer cursos, networking e oportunidades de participar de feiras e eventos, como a ABCasa Fair, que é uma grande oportunidade”, informa a artesã Ana Lúcia Vieira do Idealizare Criar Arte, que participa do programa há dois anos.

Durante os cinco anos do programa, foram realizadas mais de 500 feiras. Atualmente, o Mãos e Mentes conta com três quiosques de comercialização, localizados no Mercadão das Flores, zona oeste; Shopping Itaquera, zona leste e Shopping Center Norte, zona norte; e duas lojas oficiais nos shoppings Light e no Center 3, no centro da Capital

Cursos de qualificação
O curso de qualificação é o ponto pé inicial para poder participar do programa, após a conclusão dos cursos o artesão se torna apto a comercializar seus produtos nas feiras do Mãos e Mentes, que ocorrem por toda São Paulo, além de trazer um vasto conhecimento ao artesão, promovendo diversas melhorias no seu comércio. Todos os cursos oferecidos são gratuitos e online, trazendo uma facilidade a mais ao dia a dia do artesão. Atualmente cerca de 4.500 artesãos e manualistas já foram qualificados.

São oferecidos cerca de quatro módulos de curso ao longo do mês, sendo disponibilizados semanalmente. No mês de abril os cursos disponíveis serão: Modelagem de Negócio, Desenvolvimento de Coleção; Planejamento de Futuro; Presença Digital; Planejamento Financeiro; Formalização de Parcerias; e Segurança no Trabalho. Os cursos ficam abertos para estudo de segunda a domingo, após esse prazo o curso é encerrado e aberto novamente em um segundo momento, e assim segue o próximo tema da semana seguinte. Saiba mais sobre a agenda do mês de abril no link

Feiras de abril

As inscrições para as feiras de artesanato do programa Mãos e Mentes para o mês de abril estão abertas, cerca de 600 vagas disponíveis para toda cidade. Participe!

 

 

Por: Vitoria dos Santos 

Siga a SMDET nas redes sociais