Prefeitura de SP oferece curso de empreendedorismo para artesãos paulistanos

Qualificação gratuita e virtual vai ensinar como garantir a segurança durante a jornada de trabalho

A Prefeitura de São Paulo oferece nesta semana o curso livre de Segurança do Trabalho da Qualificação Empreendedora para artesãos e manualistas da Capital. O curso faz parte do Mãos e Mentes Paulistanas, iniciativa  da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que atua no desenvolvimento do setor de artesanato e manualidades da Capital, promovendo acesso ao mercado e capacitação profissional.

Gratuita e on-line, a qualificação oferece uma capacitação completa voltada à gestão e desenvolvimento do negócio artesanal ao longo de sete cursos: Modelagem de Negócio, Desenvolvimento de Coleção; Planejamento de Futuro; Presença Digital; Planejamento Financeiro; Formalização e Parcerias; e Segurança no Trabalho. 

"A Qualificação Empreendedora para artesãos e manualistas da Capital é de suma importância para o desenvolvimento e fortalecimento do setor de artesanato e manualidades em São Paulo. Além de promover acesso ao mercado, a iniciativa oferece capacitação profissional essencial para garantir a segurança e o sucesso dos empreendedores no exercício de suas atividades. É uma oportunidade valiosa para os participantes aprenderem a gerir seus negócios de forma eficiente e segura, contribuindo assim para o crescimento econômico e a valorização do trabalho artesanal”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A formação é oferecida semanalmente, cada semana com uma temática diferente. Os cursos ficarão abertos para acesso e conclusão de segunda-feira a domingo. Depois de encerrados, serão abertos novamente em momento posterior. Nesta semana, os empreendedores poderão assistir às aulas de Segurança do trabalho.

Metas, objetivos e como alcançá-los é o foco do curso “Planejamento de futuro”, que mostrará como um planejamento estratégico é a chave para o sucesso do seu ateliê. Já “Presença digital” irá trazer um conteúdo completo sobre como posicionar um negócio artesanal na internet e, principalmente, como vender artesanato no ambiente digital.

Para participar, é necessário criar um cadastro na plataforma para depois acessar o conteúdo disponível. Os interessados podem fazer o cadastro pelo link quando preferirem, uma vez que o curso estará disponível continuamente com conteúdo sendo liberado toda semana. Não é necessário concluir um curso anterior para acessar os próximos, todos são independentes entre si. 

Aulas de revisão ao vivo

Com conteúdo gravado, as aulas poderão ser feitas em qualquer dia e horário, por meio de dispositivos fixos e móveis, durante o período que o curso permanecer aberto na plataforma. 

Também será oferecida uma monitoria on-line ao vivo com revisão de cada curso, com o objetivo de complementar o conteúdo, tirar dúvidas e promover a interação dos participantes.

 Nesta semana, a aula de revisão de “Segurança do Trabalho” será realizada no dia 27 de março, quarta-feira, das 19h às 20h, pelo link no canal do Mãos e Mentes Paulistanas do YouTube. 

Não é necessário ser artesão ou manualista credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas para participar do curso. Empreendedores manuais interessados em participar de outras ações do programa podem fazer o cadastro para o credenciamento pelo link.

 

Oportunidades comerciais

 

Além do credenciamento no Mãos e Mentes, os cursos da qualificação empreendedora também são parte dos pré-requisitos para participação nas oportunidades de comercialização oferecidas pelo programa, como feiras e eventos de artesanato e os espaços fixos de vendas localizados em shoppings e centros comerciais.

Todos os cursos, com exceção do “Segurança do trabalho”, são pré-requisitos para participação nas lojas do Programa. Já para os quiosques é necessário concluir os quatro módulos sobre “Modelagem de negócios”, “Desenvolvimento de coleção”, “Planejamento de futuro” e “Parcerias e formalização”

 

No caso das feiras de artesanato, os cursos modulares “Modelagem de negócios” e  “Desenvolvimento de coleção” serão obrigatórios a partir de 1 de abril de 2024.

 

Por fim, além da programação semanal de feiras, o Mãos e Mentes conta também com três quiosques localizados nos Shoppings Center Norte, Itaquera e Mercadão das Flores, bem como duas lojas localizadas nos Shoppings Light e Center 3.

 

Cursos obrigatórios para as oportunidades comerciais


Feiras de artesanato:
- Modelagem de negócio
- Planejamento de coleção

 

Quiosques:
- Modelagem de negócio
- Planejamento de coleção
- Planejamento financeiro
- Parcerias e formalização

Lojas:
- Modelagem de negócio
- Planejamento de coleção
- Planejamento financeiro
- Parcerias e formalização
- Planejamento de futuro
- Presença digital

Serviço
Qualificação empreendedora - Mãos e Mentes Paulistanas
Cadastro para os módulos abertos pelo site:
https://pmmsp.eadplataforma.app/register/

 

Programação dos módulos:

25/03 a 31/03 - Segurança do trabalho

01/04 a 07/04 - Modelagem de negócio e Planejamento de coleção

08/04 a 14/04 - Planejamento financeiro e Parcerias e formalização

15/04 a 21/04 - Planejamento de futuro e Presença digital

22/04 a 28/04 - Segurança do trabalho


Assista às aulas de revisão:
Segurança do trabalho
27 de março, das 19h às 20h, pelo link

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais