Festa do Agricultor: Prefeitura leva atendimento sobre regularização fiscal rural para Parelheiros

Evento recebe estande do Semeando Negócios com exposição dos negócios que serão acelerados pelo projeto

 

Entre os dias 23 e 24 de março, Parelheiros, extremo sul de São Paulo, vai receber a primeira edição da Festa do Agricultor. Durante o evento, que acontecerá no Parque Linear Parelheiros, em celebração do Dia Mundial da Agricultura, a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, estará presente com o estande do Semeando Negócios e vai levar atendimento gratuito para os empreendedores locais sobre georreferenciamento, diagnóstico fundiário, regularização fiscal/contábil, entre outros.

No estande do projeto, os visitantes poderão conhecer melhor todos os 30 negócios que serão acelerados pela iniciativa por meio de exposições instaladas no local. O “Semeando Negócios: Aceleração de Negócios Rurais” selecionou 30 propostas entre Unidades de Produção Agropecuária (UPAs) e Organizações Coletivas de Parelheiros, Marsilac e Grajaú/Ilha do Bororé para fortalecer o Turismo de Vivência Rural e o Beneficiamento de Produtos Naturais no território. Além de capacitações, análise e acompanhamento do plano de negócios, os selecionados receberão um aporte de até R$ 30 mil em estrutura, materiais e serviços. A aceleração, que visa fortalecer cadeias produtivas de relevância socioambiental, teve início na última sexta-feira (15).

Com atividades para toda a família, a Festa do Agricultor também contará com outros serviços da Prefeitura de SP e do Governo do Estado relacionados ao crédito rural e abordará temas como agricultura, valorização e proteção de terras indígenas, turismo, renda e meio ambiente, por meio de feira de expositores, shows e gastronomia local. O evento tem o objetivo de divulgar o trabalho local, reconhecer, incentivar, valorizar e promover a agricultura familiar da zona sul de São Paulo, por meio de atrações e informações de interesse do produtor e moradores da região.

Para a realização do evento, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, em correalização com a Associação de Produtores Rurais de Parelheiros e Região (Aprupar), recebe apoio da São Paulo Turismo (SPTuris - empresa oficial de eventos e turismo da Prefeitura); Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa); Casa Civil Municipal; Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente; Subprefeitura de Parelheiros; Secretaria Municipal de Cultura; Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Secretaria de Saúde; Secretaria Municipal de Turismo; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento; Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas, Secretaria Estadual de Agricultura e Secretaria Estadual de Turismo e Viagens. Além disso, o evento conta com a parceria do Centro Paula Souza, CPTA - Centro Prático de Treinamento Agropecuário e Sebrae.

Semeando Negócios

O Semeando Negócios tem o objetivo de ampliar as ações de suporte aos agricultores, contribuir com o desenvolvimento econômico e garantir a permanência da atividade agrícola na Região Sul da capital paulista. O projeto é uma parceria entre a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), por meio da Coordenadoria de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável (CCDS).

Além da Aceleração de Negócios Rurais que selecionou 30 propostas entre  Unidades de Produção Agropecuária (UPAs) e Organizações Coletivas de Parelheiros, Marsilac e Grajaú/Ilha do Bororé para fortalecer o Turismo de Vivência Rural e o Beneficiamento de Produtos Naturais no território, o projeto conta com serviços especializados de geoprocessamento para Unidades de Produção Agropecuária (UPA), com a regularização do CAR e do Georreferenciamento de Imóveis Rurais e do atendimento em contabilidade para formalização do CNPJ Rural, Nota Fiscal  do Produtor Rural, CCIR e ITR. O programa auxilia na criação das condições necessárias para o acesso de pequenos agricultores da região às políticas públicas e abertura de mercados, beneficiamento da produção e fortalecimento do ecoturismo no território, promovendo o desenvolvimento sustentável. 

Serviço

Data: 23 e 24 de março

Local: Parque Linear Parelheiros, Rua Terezinha do Prado Oliveira – Jd. Novo Parelheiros - São Paulo

Tema: O extremo Sul no centro da sustentabilidade: agricultura, turismo, renda e meio ambiente

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais