Observatório da Gastronomia realiza 1º Reunião de Governança em 2024

Encontro apresentou resultados obtidos em 2023 e pontuou as estratégias para o ano

 

O Observatório da Gastronomia, colegiado vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, realizou nesta terça-feira, 19 de março, a 1º Reunião de Governança do colegiado em 2024. O encontro, realizado na Universidade Anhembi Morumbi do Campus Mooca, espaço oferecido pela anfitriã e membro do colegiado, Rosa Moraes, contou com a presença dos membros do Observatório, que puderam acompanhar os resultados das ações em 2023, além de terem acesso ao planejamento dos próximos meses.

“Criamos o Observatório da Gastronomia para ser uma ferramenta de diálogo e construção de ações que fortaleçam o setor juntamente com seus atores, e essas reuniões servem como ponte de acesso entre poder público, setor privado e terceiro setor dialogarem sobre demandas, necessidades e sugestões de projetos”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Com a presença de 56 membros, o encontro abriu espaço para o diálogo entre os participantes, que puderam sugerir temas e demandas do setor, como mão de obra qualificada, participação de empreendedores em eventos, gastronomia social e muito mais. Além disso, o encontro presencial foi uma oportunidade para apresentar os novos membros do Observatório da Gastronomia: Marcelo Shiraishi, da ABGJ (Associação Brasileira da Gastronomia Japonesa); Janaína Maximo, do Guia Bares SP; Alessandra Calais, do D’Alê; Yilmary de Perdomo, da Tentaciones da Venezuela, Vilma Martins, da Associação Mulheres do Gau; e Camila Alexandrino, da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico.

Ações previstas para 2024

A grande novidade anunciada em primeira mão durante a reunião foi a confirmação da segunda edição do Prêmio Gastronomia Social Paulistana, com inscrições previstas para abrir na segunda quinzena de abril e cerimônia de premiação estimada para segunda quinzena de junho.. A iniciativa reconhece e premia projetos que usam a gastronomia como instrumento de transformação social. A ação contará com o apoio dos vereadores Rodrigo Goulart e Sandra Santana, em breve serão divulgados mais detalhes.

Outra iniciativa abordada foi o Projeto Identidade Gastronômica Paulistana, realizado em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, que pertence ao Ecossistema nima. A iniciativa visa fazer um mapeamento da cidade, por meio de entrevistas realizadas pelos alunos nos espaços de alimentação, por região, envolvendo estudantes de diversas áreas. Culminando, a cada semestre, em um Simpósio para debater os resultados e a criação de um e-book, com os estabelecimentos que cumprirem os critérios estipulados, retratando a identidade gastronômica da Capital.

Em 2023 foi realizada a etapa Centro e o 1º Simpósio; em 2024, já está sendo iniciada a pesquisa no Bom Retiro e na Mooca. Atualizações para 2024 são o apoio das associações de restaurantes - ANR, Abrasel, ABGJ e Aregala - na sensibilização dos restaurantes e na escolha dos mesmos para o e-book, a criação de um selo e de roteiros gastronômicos e, ainda, a realização de um festival, no final de 2024.

Por fim, a reunião destacou a prorrogação do edital de chamamento para empreendedores interessados em comercializar comidas e bebidas em eventos promovidos ou que terão apoio da Prefeitura de São Paulo. Todos os detalhes podem ser acessados no texto de divulgação, disponível neste link.

Sobre o Observatório da Gastronomia
O Observatório da Gastronomia é um espaço de articulação direcionado ao fortalecimento da cadeia da alimentação e da gastronomia. Trabalhando em conjunto com todos aqueles que atuam nesse setor, o Observatório visa potencializar os aspectos ligados à economia, cultura, segurança alimentar e sustentabilidade.

O Observatório da Gastronomia atua por meio de comitês temáticos - Imagem e Patrimônio Gastronômico de São Paulo, Gastronomia Social e Sustentabilidade, Qualificação e Inclusão Profissional e Comida de Rua - , que têm o objetivo de unir a expertise dos diversos atores de forma a potencializar a busca por soluções no setor da alimentação. 

Siga a SMDET nas redes sociais