Região central concentra eventos da Prefeitura pelo Dia Internacional da Mulher; emprego é o serviço mais procurado

Até às 11h desta sexta (8), cerca de 300 senhas já tinham sido distribuídas para passar por processos seletivos com mais de 1,2 mil oportunidades nos setores de serviços e comércio

 

A Praça das Artes, na região central da Capital, já está repleta de mulheres que vieram conferir as oportunidades para serem inseridas no mercado de trabalho. Até às 11h desta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, cerca de 300 senhas já tinham sido distribuídas para interessadas em processos seletivos. As trabalhadoras contarão com cerca de 1,2 mil vagas de emprego nos setores do comércio e serviços. As interessadas devem levar RG, CPF e carteira de trabalho (pode ser o modelo digital) e cópias do currículo.

No local, por volta de 10 empresas atenderão o público com equipes de recursos humanos a fim de facilitar a contratação. Os salários variam de R$ 700 (estágio) a R$ 2.600, com oportunidades para candidatas sem experiência e para todos os níveis de escolaridade. A expectativa é de receber por volta de 2 mil mulheres para participar dos processos seletivos.

“Mobilizamos os nossos parceiros para oferecer vagas às mulheres. Temos um contingente de chefes de família que estão em busca de melhoria para suas famílias e a Prefeitura de São Paulo está atuante para auxiliar, não só neste dia especial, mas ao longo do ano. Um bom exemplo é o programa Mães Guardiãs com mais de 5 mil mulheres que auxiliam na rede municipal de ensino e ajudam a cuidar das crianças. É renda e qualificação profissional, um resgate à dignidade e valorização da mulher”, ressalta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Rosangela Texeira Silva, 46 anos, que saiu com encaminhamento para outras etapas do processo seletivo, avaliou como positiva a ação que concentra em um único lugar atividades para as mulheres. “É um espaço de grande oportunidade, principalmente para quem não tem muita experiência. É uma ação que faz a gente sentir muito acolhida e valorizada. Acho que hoje em dia, comparado ao que já vivi no mercado de trabalho no passado, nós evoluímos muito! E a tendência é só melhorar, mas para isso precisamos de mais eventos como esse, que mostram que tem lugar para nós”, conclui.

Já Sabrina Marques dos Santos, de 18 anos, passou por lá em busca do primeiro emprego, após concluir o ensino médio técnico em administração. Ela disse que está fazendo entrevistas desde o início do ano, mas nunca havia estado em um mutirão antes.

“Mesmo tendo uma preparação para o mercado de trabalho no ensino técnico, me deparei com algumas barreiras que não esperava. Desde a dificuldade para achar vagas que não exigem experiência, até processos seletivos que queriam apenas homens para trabalhar, e outros que na verdade erram golpes com a intenção de vender cursos. Nesse cenário, eventos como esse, que reúnem tantas vagas seguras e serviços públicos, são essenciais para nos estimular e facilitar nossa inserção no mercado”, relatou a jovem.


Mães Guardiãs

O evento comemorativo também contará com a inserção no mercado de trabalho de mais de 1 mil mulheres da comunidade escolar, pré-selecionadas para o Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs. Iniciativa das secretarias municipais da Educação e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o programa é voltado à geração de renda e qualificação profissional do público feminino, em vulnerabilidade social. As selecionadas irão trabalhar na rede municipal de ensino.

Quem passar pelo local terá ainda acesso a palestras e oficinas sobre mercado de trabalho, empreendedorismo e geração de renda. Estão programadas atividades culturais, sobre moda, feiras de produtos orgânicos, atendimento para orientação contra violência doméstica e familiar, sobre a saúde feminina, entre outros.


Serviço
Dia Internacional da Mulher
Dia: 8 de março
Horário: até 18h
Local: Praça das Artes - Vale do Anhangabaú (ao lado do prédio dos Correios)
Entrada gratuita

Levar RG, CPF e carteira de trabalho (pode ser o modelo digital) e cópias do currículo.

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais