Prefeitura qualifica 6,6 mil trabalhadores em mais de 30 cursos diferentes

Texto: Fernando Galacine

Balanço feito pela Semdet- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho mostra que, em 2009, projetos com a iniciativa ou parceria da pasta capacitaram 6.680 cidadãos em mais de 30 diferentes cursos de qualificação e aprimoramento profissional.


Somente o projeto ‘Jovens Paulistanos’ capacitou 1.232 pessoas. Criada em novembro de 2009, a proposta tem como meta qualificar 11 mil pessoas até 2012 em áreas que refletem as novas demandas do mercado, como cuidador de idosos e organizador de eventos, por exemplo. Atualmente, há quase 2000 alunos com aulas em andamento, além de 3 mil vagas com inscrições abertas nas unidades do Centro de Apoio ao Trabalho, para cursos com início na segunda quinzena de fevereiro.


Mais do que desenvolver cursos que incluem os beneficiados em diferentes campos do mercado profissional, sejam eles altamente competitivos ou inovadores, o objetivo principal é inserir os cidadãos, de fato, na sociedade.  A Secretaria desenvolveu durante todo o ano, seis projetos com visão sócio-econômica. É o caso do programa “Empreendedores Sociais”, realizado juntamente com o Unicef e que beneficiou 320 pessoas em 2009. Esse projeto despertou nos participantes a iniciativa de trabalharem como mobilizadores pelos direitos das crianças e dos adolescentes das suas comunidades em organizações sociais, jornais e rádios comunitárias. O curso, que tem duração de seis meses e ainda tem aulas em andamento, oferece auxílio-mensal de R$284,60 para cada aluno que, necessariamente, precisa ter renda per capta familiar de meio salário mínimo.


Durante 2009, a Semdet também manteve programas que uniram questões sociais com outros tópicos amplamente debatidos em todo o mundo, como a questão de preservação ambiental. O projeto “Zeladores de Praças” proporcionou, além da capacitação profissional no campo da jardinagem a 510 pessoas, a ideia de conservação das áreas verdes em 11 subprefeituras da cidade, além de garantir conhecimento numa nova profissão.