“Jovens Paulistanos” forma 1200 novos profissionais em diversas áreas

Texto: Fernando Galacine

Acontece nos próximos dias 14 e 15, quinta e sexta-feira, a formatura das turmas do projeto Jovens Paulistanos, programa profissionalizante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de São Paulo que visa qualificar e aprimorar o cidadão com 16 anos ou mais para diferentes e requisitadas áreas do mercado de trabalho.


Na cerimônia, o secretário da pasta, entregará os certificados aos alunos dos cursos de informática para o trabalho, recreador, cuidador de idosos, garçom, auxiliar de almoxarifado, organização de eventos, recepcionista, vendedor, comunicação e revisão gramatical, além dos alunos de quatro cursos administrativos e de menicure e pedicure.


A certificação, logo após o término das aulas, garante o ingresso ágil do beneficiado pelo projeto ao mundo profissional. Durante o evento, haverá também o sorteio de dois computadores portáteis entre os formandos. 
 

A cerimônia de formatura das turmas de “Jovens Paulistanos” acontecerá, a partir das 10h30, no campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul, localizado na Rua Regente Feijó, 1299.

O Projeto – O projeto “Jovens Paulistanos” é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho em vigor desde novembro de 2009 e que já capacitou aproximadamente 1300 pessoas em diferentes áreas do mercado, tendo como meta a qualificação de 11 mil cidadãos, no total, até esse ano. Durante as aulas os alunos contam com o respaldo de auxílio-transporte, lanche no local, material didático além de kit escolar para acompanharem todas as aulas. Os cursos oferecidos refletem áreas com alta demanda no mercado profissional e, consequentemente, com elevado número de ofertas nas unidades do CAT – Centro de Apoio ao Trabalho. “Os cursos de ‘Jovens Paulistanos’ são resultados das nossas ações que constataram a grande oferta de vagas de emprego em certas funções que não são preenchidas por falta de qualificação dos trabalhadores que não atendem as exigências do mercado de trabalho”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho.