Virada ODS: Prefeitura de São Paulo credencia comerciantes de comida de rua para feira gastronômica

Inscrições podem ser realizadas de 30 de junho a 3 de julho e tem como objetivo selecionar propostas de alimentação para integrar feiras gastronômicas durante a Virada ODS

O Observatório da Gastronomia, colegiado ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, convoca comerciantes de comida de rua para participar de feiras gastronômicas, que farão parte da Virada ODS, programada para o período de 8 a 10 de julho.

“A Virada ODS é um evento que chama a atenção para o desenvolvimento sustentável das cidades, trazendo metas que estão relacionadas às ações que a SMDET coloca em prática todos os dias, como promoção de trabalho decente e crescimento econômico, cidades e consumo sustentáveis, entre outros”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Por meio desta ação do Observatório da Gastronomia, vamos promover este segmento da cidade que é tão característico e razão pela qual São Paulo é reconhecida internacionalmente e também gerar renda para os empreendedores, impactando dezenas de famílias”, conclui.

As feiras acontecem em quatro unidades dos CEUS: Cidade Dutra, Butantã, Cidade Tiradentes e Jaçanã. As inscrições estão abertas até 3 de julho e poderão ser apresentadas dentro de duas categorias:

Categoria A: alimentos e bebidas comercializados em veículos automotores (food trucks, trailers e afins), assim considerados os equipamentos montados sobre veículos a motor ou rebocados por estes, desde que recolhidos ao final do expediente, com o comprimento máximo de 6,30m (seis metros e trinta centímetros), considerada a soma do comprimento do veículo e do reboque, e com a largura máxima de 2,20m (dois metros e vinte centímetros);

Categoria B: alimentos e bebidas comercializados em carrinhos ou tabuleiros, assim considerados os equipamentos tracionados, impulsionados ou carregados pela força humana, com área máxima de 1m² (um metro quadrado);

Para enviar proposta, é preciso encaminhar a documentação para o e-mail observatoriodagastronomia@prefeitura.sp.gov.br, identificando o assunto como “Manifestação de Interesse – Evento Virada ODS”. Os documentos devem ser enviados em formato PDF e não devem ultrapassar de 10MB, por e-mail.

Serão selecionadas quatro vagas por CEU dentre os comerciantes nas categorias A e B, que manifestarem interesse e entregarem toda a documentação – que será examinada por uma comissão –, dentro dos parâmetros exigidos neste edital, sendo três vagas para comerciantes de alimentos (sendo uma para doces) e uma vaga para comerciantes de bebidas. Serão vedados alimentos ultraprocessados.

Sobre a Virada ODS
O evento será realizado pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). O objetivo é promover e cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, abrindo espaço, com a feira de comida de rua, para que pequenos e pequenas empresários(as) da alimentação, que evocam a cultura gastronômica e a diversidade de São Paulo, possam gerar renda.

Documentos necessários para credenciamento:

• CMVS - Cadastro Municipal da Vigilância Sanitária (aos que possuem apenas o protocolo emitido pela COVISA, consultar o site da Imprensa Oficial e imprimir a publicação).
• Só é obrigatório ter Responsável Técnico empresas que saiam do Simples Nacional.
• Apresentação do ASO - Atestado de Saúde Ocupacional
• Certificado ou lista de presença que comprove que todos os colaboradores possuem treinamentos de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos (https://www.escolavirtual.gov.br/curso/287 - curso gratuito oferecido pela Vigilância Sanitária).
• Dados do profissional de nutrição (caso a empresa não seja optante pelo simples) ou certificados de curso de capacitação em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos do Responsável pelo Estabelecimento (caso a empresa seja optante pelo simples).
• Documentação da empresa responsável pela coleta de óleo (no caso da utilização de óleo para a preparação de alimentos que serão submetidos à fritura).
• Documentação da empresa fornecedora de gelo (laudo de potabilidade da água usada para o gelo e galões de água para aqueles que comprem direto do fornecedor).

Serviço: Credenciamento de Comerciantes de Comida de Rua para a Virada ODS.
Período de inscrições: até 3 de julho
Data do Evento: 08 a 10 de julho.

Horários:

08/07 - Sexta-feira
Horário do Evento: 09h às 18h
Almoço 12h às 13h
09/07 - Sábado
Horário do Evento: 09h às 18h
Almoço 12h às 13h
10/07 - Domingo
Horário do Evento: 09h às 16h
Almoço 11h30 às 12h30

Locais e Endereços:

CEU Cidade Dutra - Interlagos
Avenida Interlagos, 7350

CEU Cidade Tiradentes
Rua Igarapé (Água Azul)

CEU Butantã
Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870

CEU Jaçanã
R. Francisca Espósito Tonetti, 105

(A comercialização e exposição dos produtos serão feitas fora dos CEUS)

Confira edital completo neste link

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais