Secretária Aline Cardoso visita novo Pátio de Compostagem São Mateus

O espaço, localizado na Zona Leste, espaço recebe quase 3 mil toneladas/ano de resíduos orgânicos

O prefeito Bruno Covas esteve, nesta quinta-feira (17), no Pátio de Compostagem São Mateus, na Zona Leste da cidade, que tem capacidade de receber até 2.880 toneladas/ano de resíduos. O local, inaugurado em novembro, faz parte do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), em parceria com Subprefeituras e empresas de varrição.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, também esteve no local e destacou a importância da iniciativa. “Essa é uma etapa importante do processo de destinação dos resíduos recolhidos. Esse trabalho é uma das etapas de uma ação que nossas equipes estão empenhadas que é combater o desperdício de alimentos em equipamentos como mercados municipais e feiras livres. A iniciativa promove o combate à fome com uma alimentação saudável, a economia na coleta de resíduos, a geração de trabalho e a sustentabilidade ambiental”, destaca Aline Cardoso.
O Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos já arrecadou mais de 100 toneladas de alimentos frescos (frutas, verduras e legumes), desde o início da ação, em 2017. Os produtos arrecadados foram doadas a entidades cadastradas, por meio do Banco de Alimentos Municipal. Neste programa também foram geradas 100 vagas de empregos para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que são responsáveis pela coleta, seleção e triagem dos alimentos, além da capacitação por meio de cursos de qualificação em boas práticas de manipulação de alimentos, permacultura e acompanhamento socioemocional.

Compostagem

O Pátio São Mateus conta com 3.100 m² e dispõe de nove canteiros, com capacidade para receber, semanalmente, até 60 toneladas de material orgânico (frutas, legumes e verduras), recolhidos nas 38 feiras livres da região. Depois de tratados, os detritos serão transformados em composto de qualidade, ideal para adubar a terra de parques e praças. O material é distribuído gratuitamente.

“Atualmente, o Projeto de Compostagem cobre cerca de 20% das feiras livres da cidade de São Paulo. A expectativa é cobrir todas as feiras da cidade, além dos mercadões próprios” comenta Edson Tomaz de Lima Filho, Presidente da Amlurb.

O município conta com outros pátios de compostagem: Lapa, Sé, Mooca e Ermelino Matarazzo. Desde o início do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis, em dezembro de 2015, com a inauguração do Pátio Lapa, que tem capacidade de 60 toneladas/semana, São Paulo deixou de enviar para os aterros sanitários cerca de 3.900 toneladas de resíduos orgânicos, transformando-as em 624 toneladas de composto de alta qualidade.

As unidades da Sé, Mooca e Ermelino Matarazzo, inauguradas, respectivamente, em setembro, novembro e no último dia 9, podem retirar anualmente dos aterros sanitários 2,8 mil toneladas de resíduos orgânicos.

Projeto Feiras e Jardins Sustentáveis

Criado há três anos, o programa Feiras e Jardins Sustentáveis tem como meta oferecer tratamento ambientalmente adequado para restos de podas de árvores e resíduos orgânicos de feiras livres. A partir destes resíduos, podem ser desenvolvidos compostos de qualidade.

Graças ao processo de compostagem do material coletado, é possível diminuir o custo de operação de jardinagem de praças e jardins – por gerar adubo – e evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários diminuindo, assim, o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono. Trata-se de uma iniciativa da Amlurb em parceria com as Subprfeituras e empresas de varrição, para o atendimento das metas de PGIRS – Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Onde encontrar os pátios:

São Mateus: Rua Forte de Araxá, n° 409
Lapa: Avenida José Maria de Faria, n° 487
Sé: Avenida do Estado, n° 3330
Mooca: Rua Cirino de Abreu, n° 456
Ermelino Matarazzo: Rua Eduardo Kiyoshi Shimuta, ao lado do número 111

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMDE nas redes sociais