Parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Instituto Criar já formou mais de 2 mil jovens

Festival de Curtas marca encerramento das atividades deste ano com 150 alunos

A cidade de São Paulo abriga diversas oportunidades no mercado do audiovisual, seja em empresas que atuam nesse segmento ou no empreendedorismo com iniciativas próprias. A formação de profissionais é essencial para suprir as necessidades da área, que está em plana ascensão. Dados da São Paulo Film Commission, empresa ligada à Prefeitura, apontam que em outubro deste ano foram gerados mais de 2.700 postos de trabalho na cidade.

Próximo de completar 15 anos, a parceria, que começou em, 2004, entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, já preparou cerca de 2 mil jovens no Programa de Formação Audiovisual. A entidade, fundada pelo apresentador de TV Luciano Huck, é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sociocultural e profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica por meio do audiovisual.

No último sábado, 15 de dezembro, foram realizadas apresentações de curtas produzidos por 150 jovens, entre 16 e 20 anos, que recebem R$ 1.097,10 por mês do Programa Bolsa Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A sessão de filmes faz parte do Programa de Formação Audiovisual, realizado na 11ª Edição do Criando Asas do Instituto Criar.

“A economia criativa é uma das vocações de São Paulo e com boas perspectivas de crescimento, inclusive no audiovisual. A parceria com o Instituto Criar está no foco das ações da pasta para ampliar a empregabilidade e a geração de renda em um dos vetores de desenvolvimento da capital”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.

Outra atuação da pasta junto aos alunos é o Coletivando, que promove encontros de apoio criativo e profissional a coletivos audiovisuais e culturais da periferia da cidade, em formato de oficinas com painéis temáticos, seguidos de mutirões de produção de materiais e módulos de formação. A ação visa a apresentação e apontamentos gerais sobre cada tema levantado, mutirões de elaboração e produção de materiais e produtos relacionados à comunicação visual, tabela de preços de produtos e serviços, consultoria jurídica e módulos de formação de especialização com foco em edição de imagens, fotos e animação.

Quando selecionados para integrar o programa os alunos podem escolher se especializar em um dos cinco núcleos técnicos: Arte (Cabelo e Maquiagem, Figurino e Cenografia); Fotografia (Câmera e Maquinaria, Iluminação e Elétrica e Fotografia e Imagem); Produção; Som; e Pós-Produção (Animação, Edição e Computação Gráfica).

Durante o ano letivo, os jovens desenvolvem diversos produtos audiovisuais com temas ligados à cidadania e de interesse da juventude. São mais de 170 vídeos produzidos ao longo dessa jornada e estão disponíveis no canal do Youtube do Instituto Criar, além de 14 portfolios em DVDs com coletâneas de curtas-metragens.

Festival de Curtas – Ciclo Panorama

O Ciclo Panorama é a primeira atividade coletiva de realização audiovisual da Turma 15. Pensada como um ciclo de aprendizado completo, o objetivo é que ao término das seis semanas de atividades os educandos tenham uma compreensão geral das diferentes áreas da produção audiovisual, sentindo-se capazes de elaborar um projeto, organizar uma produção, operar os equipamentos de captação de imagem e som e, por fim, finalizar um produto audiovisual.

No Ciclo Panorama foram produzidos 15 produtos audiovisuais, tendo como tema o bairro do Bom Retiro. Confira a lista das produções:
• Atravessar
• Entre Panos
• Vira Latas
• Bagagem dos Olhos
• Entre Retalhos
• Ternura
• Efeito Dominó
• Vozes do Bom Retiro
• Tecendo Peles
• Na Correria
• O que faz pulsar a Cidade
• Sound
• O que não foi visto
• Senhor X
• (Com) Passos

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDE nas redes sociais