Programa Tem Saída é apresentado em encontro sobre o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres

Ação, na zona norte da cidade, reuniu órgãos que ajudam mulheres em situação de violência doméstica e familiar

 

 

No próximo dia 25 de novembro é celebrado o Dia Internacional da Não-violência contra as Mulheres e para marcar as atividades do mês, a 4ª Delegacia da Defesa da Mulher, na Freguesia do Ó, zona norte da cidade, realizou nesta segunda-feira, 12 de novembro, uma roda de conversa com especialistas de diversos órgãos. O objetivo foi promover a troca de experiências e proporcionar maior acesso à informação para a comunidade.

A coordenadora do Trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Rodrigues, participou do evento e destacou os resultados obtidos pelo Programa Tem Saída. A ação, lançada em agosto deste ano, é voltada a autonomia financeira da mulher em situação de violência doméstica e familiar. “Nesses três meses tivemos uma grata experiência de poder contribuir com a empregabilidade de 14 mulheres em empresas que aderiram ao programa. Já foram atendidas pelo CATe - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, 118 mulheres que foram encaminhadas pelo sistema judiciário. Estamos construindo outras parcerias com a finalidade de ampliar os serviços oferecidos a esse público”, destaca a coordenadora.

Para a titular da 4ª Delegacia da Defesa da Mulher, Patrícia Chalfun de Matos Fonseca, atividades como essa auxiliam na maior integração entre os órgãos que têm ações voltadas para a mulher e beneficiam diretamente as vitimas. “Nossa delegacia tem uma equipe dedicada, que se empenha no bom acolhimento dessas vítimas. Mas notamos que muitas mulheres ainda apresentam dúvidas sobre o que fazer em um momento de violência. Estamos aqui dando a oportunidade para disseminar as informações e atingir mais pessoas”, disse a delegada.

A 4ª Delegacia da Defesa da Mulher é também parceira do Programa Tem Saída. A unidade irá direcionar as mulheres, que formalizarem o boletim de ocorrência e tiverem a necessidade de trabalho, ao sistema de justiça para poder ser integradas ao programa.

O evento contou com a presença da promotora de justiça do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica, Gabriela Manssur, da fundadora e presidente do Instituto Nelson Willians, Anne Willians, da coordenadora da organização Bem Querer Mulher, Joseane Bernardes, entre outros convidados.

As informações sobre o Programa Tem Saída podem ser obtidas pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/desenvolvimento, pelo serviço telefônico da Prefeitura SP156 ou pelo e-mail temsaida@prefeitura.sp.gov.br

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

 

 

Siga a SMTE nas redes sociais