Oficina orienta trabalhadores para se dar bem durante entrevista para emprego

 

Texto: Douglas Terenciano


A Secretaria Municipal do Trabalho, por meio do programa Orientação para o Trabalho, oferecerá amanhã, dia 4, às 9h, nas cinco unidades do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho, oficina para ensinar trabalhadores com idade acima de 16 anos o comportamento adequado durante uma entrevista de emprego e auxiliar no desenvolvimento das qualidades pessoais e profissionais com objetivo de fomentar a inserção ao mercado de trabalho. O interessado deve fazer a inscrição na unidade do CAT onde pretende realizar a oficina das 7h às 18h.
 

Com 300 vagas disponíveis, sendo 60 em cada unidade do CAT, a oficina abordará os seguintes assuntos para o tema de entrevista de emprego: contato visual; vestimenta; atitude; tom de voz adequado; currículo ideal e pontualidade. Já o tema desenvolvimento pessoal e profissional abordará: como detectar pontos fracos e fraquezas; dificuldades na resolução de problemas e melhorar pontos positivos; potencial; qualidade; talentos; organização; além de dinâmicas de grupo para trabalhar a timidez.
 

Oficinas rotativas- Além das oficinas sobre temas voltados ao mercado de trabalho realizadas todas as quartas-feiras, o programa Orientação para o Trabalho também dispõe de atendimento especifico ao trabalhador, ou seja, assim que ele receber uma carta de encaminhamento para uma entrevista de emprego, o trabalhador poderá, se quiser, passar por uma orientação sobre a vaga antes da entrevista, ministrada por especialista do programa. O atendimento também pode ser realizado no Posto Avançado do CAT na subprefeitura Jabaquara. A Secretaria do Trabalho pretende elevar a inserção de trabalhadores cadastradas no banco de dados dos CATs ao mercado de trabalho.
 

Inscrições- Os interessados em participar deverão fazer as inscrições nos CATs onde pretendem realizar as oficinas. O horário de atendimento é das 7h às 18h e aulas são ministradas simultaneamente nas seis unidades por especialistas das áreas correspondentes.