Curso de inclusão digital do CAT forma sua primeira turma

Por: Solange Borges

Foi realizada no CAT Luz - Centro de Apoio ao Trabalho, a formatura da primeira turma do Curso de Inclusão Digital elaborado pela Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, em parceria com a Fundetec - Fundação para o Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico. As atividades foram desenvolvidas nas unidades do Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus I, Casa Verde, Lapa I, Jabaquara, Luz e Tenda Norte, atingindo mais de 100 munícipes, acima dos 18 anos.

De acordo com o secretário adjunto, Tito de Oliveira, a iniciativa da Semdet visa proporcionar maior campo de atuação dos candidatos a vagas de emprego. "A falta de conhecimento na área de informática é uma barreira nos dias de hoje e prejudica os candidatos na hora da seleção. A boa participação nessa primeira turma nos motiva a dar outros passos para ajudar o trabalhador", afirma.
Foram dois meses de curso, somando 40 horas, ministradas três vezes por semana com atendimento personalizado. Os alunos tiveram acesso ao pacote Office, conhecimento de hardware e software, navegação na internet, criação e manuseio de e-mail, entre outras abordagens.

Para Edno Aparecido Rodrigues, 65 anos, que voltou ao mercado de trabalho recentemente, o curso foi essencial nessa retomada da vida profissional. "Sou aposentado, mas não deixei de trabalhar. Atuo como vendedor e na busca por novas oportunidades, recebi o convite para me dedicar a trabalhos internos da empresa. Quando vi que seria necessário o uso do computador, que utilizei há mais de dez anos, fiquei apreensivo, mas fui claro com o empregador, mostrando essa minha deficiência". Rodrigues ainda esclareceu que a vaga continuou válida para ele, pois foi buscar esse aprendizado que coincidiu com o curso do CAT. "Foi no tempo exato que precisava. Agora estou mais seguro e certo que se ainda há chances para mim que estou nessa fase da vida, imagine para os jovens. É só sair em busca que aparece".

A mesma motivação tem Maria Fátima da Silva, 47 anos. Ela concluiu um curso de técnica de nutrição e viu que a falta de conhecimento em informática a deixava dependente de outras pessoas até para realizar os trabalhos do curso. "Notei que sem esse aprendizado não teria como disputar vagas na área de minha formação. Caiu como uma luva o curso do CAT e vou começar a distribuir meus currículos, agora preparados por mim".