Lideranças de Pirituba iniciam atividades do Núcleo de Desenvolvimento Local

Por: Solange Borges

Com quase 500 mil habitantes, somados os distritos de Jaçanã e São Domingos, Pirituba, na Zona Norte da cidade, reuniu lideranças empresariais e de instituições para a formatação do Núcleo de Desenvolvimento Local. A iniciativa, que tem por objetivo fortalecer e identificar as vocações da região e contribuir com a revitalização da economia local, conta com o apoio da Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e tem na Agende - Agência de Desenvolvimento de Guarulhos, a contribuição técnica para a aplicação das ações.

O mesmo trabalho já ocorre nos bairros do Itaim Paulista, São Mateus e Itaquera, na zona Leste, oficializados por meio de assembleia de posse de diretoria, e também será aplicado na Zona Sul, na Capela do Socorro.

Para o secretário da Semdet, Marcos Cintra, o Núcleo de Desenvolvimento vem agregar aos trabalhos da Prefeitura de São Paulo que tem aplicado esforços para sediar a Expo 2020, a qual a cidade apresentou candidatura na última semana na França. "Pirituba é o bairro escolhido para construirmos o novo centro de convenções do município, que será engrandecido com um evento da magnitude da Expo 2020. Não somente a região será beneficiada, mas toda a cidade quem tem estado na rota de grandes acontecimentos como a próxima edição da Copa do Mundo, que terá abertura dos jogos em Itaquera".

O terreno para a realização da Expo 2020, caso São Paulo seja escolhida para sediar o evento, possui 5 milhões de metros quadrados e foi declarado área de utilidade pública para desapropriação. A previsão é que o evento ocorra entre 15 de maio e 15 de novembro de 2020, com um público de cerca de 30 milhões de visitantes durante os seis meses de sua duração.