Projeto São Paulo Costurando o Futuro forma mais uma turma em São Mateus

Por: Regina Ramalho

O projeto São Paulo Costurando o Futuro formou mais uma turma de costureiras no CEU Alto Alegre, em São Mateus. As formandas destacaram a importância da capacitação que permita trabalharem em casa e acompanhar o crescimento dos filhos. Para o coordenador de Desenvolvimento Econômico, da Semdet - Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, José Alexandre Sanches, o São Paulo Costurando o Futuro, vai além da capacitação. "A ação possui duas frentes: a qualificação da mão de obra e a proposta de atrair empresas para a Zona Leste da cidade.

Osmarina Fuzinato Magalhães, 55 anos é mãe de cinco filhos e auxilia na criação de uma neta. "Com o curso de costura, pude continuar em casa cuidando de minha neta e ainda aprendi para melhorar meus trabalhos. Agora sei fazer até camisas e calças que antes não fazia", explica Osmarina. Já a formanda, Veridiana Barbosa da Silva, 45 anos, mãe de três filhos optou por sair de seu bairro em São Mateus. "Fui até uma fábrica em Vila Ema, próximo a Sapopemba, em busca de uma vaga, porém, quando cheguei lá queriam experiência", conta. "Só consegui a vaga porque além de falar que estava prestes a me formar pelo Senai, levei comigo algumas peças que tinha feito, conforme orientação de minha professora e a selecionadora adorou meu trabalho", lembra Veridiana.

O projeto São Paulo: Costurando o Futuro, em parceria com SENAI - SP, SEBRAE - SP, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP), Singer do Brasil, além das secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras e de Educação, para capacitar mão de obrar, para atuar em um dos setores mais importantes da economia paulistana, o setor têxtil, formou desde o ano passado, 1168 profissionais para aturarem como costureiras.