Beneficiários do POT fazem curso de qualificação pelo CAT e recebem primeiro diploma

Por: Regina Ramallho

Durante este mês, o projeto piloto da Prefeitura de São Paulo "Capacitação para o Mercado de Trabalho", formou a primeira turma de beneficiários do POT - Programa Orientação Trabalho, voltado às pessoas de baixa renda. Com o curso complementar, a Semdet - Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, pretende auxiliar a mais de 1400 pessoas no resgate da auto-estima e no planejamento para o retorno ao mercado de trabalho.

São histórias como as de Geraldo Barbosa dos Santos, 65 anos, alfabetizado funcional, "Estudei muito pouco, sequer conclui os primeiros anos do ensino fundamental. Esse é o primeiro diploma que recebo na minha vida.", conta.

"Durante o treinamento, percebi que necessitava de um foco para quando sair do projeto Travessia Segura, mas não sabia por onde começar, agora com o auxílio do CAT estou procurando uma vaga para trabalhar como auxiliar de limpeza", diz.
Outra beneficiaria do POT, Nouraldina Ferreira dos Santos, também cursou apenas o inicio do ensino fundamental. "Nunca tinha feito algo assim, com o auxilio das facilitadoras estou superando minha timidez e procurando uma oportunidade no mercado de trabalho para, até mesmo, antes de terminar minha participação no Travessia começar a trabalhar", afirmou Nouraldina.

Como funciona- São dez encontros, sempre as segundas-feiras, com duração de 4h. No treinamento, os participantes trabalham seu autoconhecimento, técnicas de como se comportar em um processo seletivo, lições de cidadania, importância do seu trabalho para a sociedade e de que maneira planejar o retorno ao mercado de trabalho.