CAT promove Rodada de Conciliação para trabalhador devedor limpar o nome no SCPC

Seis empresas estarão negociando diretamente com os cidadãos ao longo da próxima semana, no CAT Luz, sem necessidade de agendamento prévio. As pessoas também poderão agendar conciliações com outros credores além de participar de palestras e oficinas sobre Educação Financeira

Por: Marta Régia Vieira

Com a chegada do final do ano, crescem as expectativas das pessoas em torno das compras de Natal e, para os que estão desempregados, da conquista de um emprego formal, para começar o ano novo com o pé direito. Porém, muitos trabalhadores acabam se complicando quando arcam com dívidas além de suas possibilidades e findam com o nome na lista de inadimplentes do SCPC-Sistema Central de Proteção ao Crédito, dificultando a realização de seus sonhos.

Visando auxiliar o trabalhador a negociar suas dívidas, tirar seu nome do SCPC e, consequentemente, facilitar sua volta ao mercado de trabalho, a Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, por meio do CAT-Centro de Apoio ao Trabalho, vai promover a "Rodada de Conciliação do Pacet-Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador", que acontecerá de 5 a 9 de novembro, na unidade Luz, à Av. Prestes Maia, 913, das 08h às 17h.

Durante a semana, os trabalhadores poderão consultar seu nome no SCPC para saber quais são suas pendências e, caso uma delas seja com algumas das seis empresas que estarão presentes no evento, a negociação poderá ser feita imediatamente, sem prévio agendamento. As empresas que estarão participando dessa Rodada são: Banco Bradesco, Ativos, Casas Bahia, Casas Pernambucanas, NET São Paulo e Lojas Marisa.

Caso a dívida seja com outra empresa que não estiver no evento, o cidadão poderá solicitar o agendamento da conciliação, o que acontecerá em até 20 dias, na unidade do CAT que melhor lhe convier, entre: Itaquera, Interlagos e Luz.

"Nosso intuito é fazer com que o trabalhador possa conseguir condições muito especiais na negociação de suas dívidas, com juros baixos e bastante flexibilidade no parcelamento, resgatando sua condição de credor e facilitando a conquista de um novo emprego", destaca o coordenador do Trabalho e dos CATs, da Semdet, Fernando Cerqueira.

E se depender dos credores, as condições oferecidas durante o evento serão as melhores possíveis. A NET São Paulo, por exemplo, que é uma das maiores empresas de TV a Cabo do mercado, garante que terá condições especiais para seus clientes que se encontram em inadimplência. "Trabalharemos com uma flexibilidade maior, para facilitar a negociação com o nosso cliente, possibilitando a abertura de seus caminhos tanto no mercado de trabalho, quanto no comércio", garante o coordenador jurídico administrativo da NET, Luciano Ferreira.

Resgatar o cliente também é o foco das Lojas Marisa, que promoverá diversas rodadas de negociação nessa semana no CAT. "A Marisa preza pela transparência, dignidade e respeito ao cliente, por isto fazemos questão de participar do evento e auxiliar o trabalhador no resgate de seu crédito e sua dignidade", ressalta o gestor de risco da Marisa, professor doutor Pitico (como é conhecido no mercado).


Palestras e Oficinas - Durante a Rodada de Conciliação, o cidadão também poderá participar de palestras e oficinas gratuitas sobre Educação Financeira, que serão ministradas por técnicos do CAT e seus parceiros como Boa Vista Serviços e Senac. Veja a programação:


• Palestra: Como controlar seu orçamento doméstico - dias 06, 07 e 09, das 10h às 11h;
• Oficina de Educação Financeira - dias 06, 07 e 08, das 15h às 16h;
• Palestra: Planejamento orçamentário familiar - dia 08, das 10h às 11h e dia 09, das 15h às 16h.


Pacet: O Pacet foi criado por meio de uma parceria entre Semdet, SERT, Escola Paulista da Magistratura e a Boa Vista Serviços, com o objetivo de ajudar as pessoas a pagarem suas dívidas e terem seus nomes fora da lista de inadimplentes. No ano de 2011 o Pacet realizou 6.386 audiências de conciliação e 72% deste total, terminou em acordo, ou seja, 4.595 pessoas conseguiram negociar suas dívidas e voltar ao mercado de trabalho com o nome limpo.
Para participar da Rodada de Conciliação do Pacet o cidadão deverá comparecer ao CAT Luz munido de RG e CPF.

Serviço: Rodada de Conciliação do Pacet
Quando: de 5 a 9 de novembro/2012 - das 08h às 17h
Onde: CAT Luz - Av. Prestes Maia, 913 - próximo à estação Luz do Metrô
O que levar: RG e CPF (caso tenha documentos referentes à dívida, é importante levá-los)
Credores presentes: Banco Bradesco, Ativos, Casas Bahia, Casas Pernambucanas, NET São Paulo e Lojas Marisa