Núcleo de Desenvolvimento Sustentável é formalizado em São Mateus

Por: Marta Régia Vieira

A SDTE-Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo participou da assembleia geral de fundação do Núcleo de Desenvolvimento Sustentável de São Mateus e da escolha de sua primeira diretoria. É o segundo Núcleo formalizado na Zona Leste - o primeiro foi o de Itaim Paulista, no final de agosto -, com o objetivo de levantar as principais questões da região e buscar soluções para o desenvolvimento econômico, social e sustentável, levando qualidade de vida e crescimento a moradores e empresários da região.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Mateus, Marcelo Doria, foi empossado como presidente, juntamente com outros quatro representantes de empresas locais que também compõem a diretoria executiva e os conselhos fiscal e de orientação do Núcleo. "Sempre digo que a solução dos problemas locais passa pela organização da sociedade civil. É por isso que acredito muito nesse Núcleo, que certamente tratará os problemas da região de forma acertiva, em conjunto com o poder público aqui representado, buscando soluções para nossas questões de segurança, viárias e regularização fundiária, entre outras", destacou Doria.

Para o secretário adjunto da SDTE, Tito de Oliveira, a formação desses Núcleos é fruto de esforços dos setores público e privado, mas a ação do setor privado torna-se mais efetiva por atender ao clamor da sociedade e trabalhadores locais. "Formalizar esses Núcleos e torná-los instituições soberanas, com diretoria e conselhos próprios foi uma forma de a sociedade local manifestar os seus clamores e suas necessidades e, mais que isso, poder cobrar do poder público, seja ele liderado por quem for, a continuidade dos trabalhos na região", ressaltou.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Econômico da SDTE, José Alexandre Sanches, é impossível corrigir os problemas apontados na região de uma hora para outra, mas a formação do Núcleo é um passo importante que requer muito planejamento, para que dê frutos. "A região de São Mateus possui mais de 300 mil habitantes e é marcada pela presença de um pólo industrial além da forte atuação do comércio, porém, seus moradores acabam trabalhando longe do bairro, levando muito tempo nesse deslocamento. A correção disso e de muitas outras questões demanda tempo e planejamento, para que a Zona Leste deixe de ser considerada uma região dormitório. Esse é o primeiro esforço nesse sentido".

Tanto os Núcleos de Itaim Paulista como o de São Mateus terão o acompanhamento técnico da Agende - Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos, contratada pela Semdet para criar cinco núcleos de desenvolvimento local na cidade. Os demais serão em Itaquera, Pirituba e Capela do Socorro.