Parceria entre Semdet e Uranet inova na inclusão profissional e digital de pessoas com deficiência

Por: Regina Ramalho

Parceria firmada entre a Semdet- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e a empresa Uranet, especializada em prestação de serviços no ramo de call center, inova na inclusão profissional e digital de PCD- Pessoas com Deficiência graças ao sistema de “Home Office”. O projeto "Atendente Especial" já conta com 170 PCDs em São Paulo e, com o convênio será ampliado para 250 atendentes. A Uranet, por intermédio do CAT, oferece vagas para operador de telemarketing, monitor, analista de RH, analista financeiro, auxiliar de escritório, suporte técnico, programador e analista de sistemas. As inscrições já estão abertas e são feitas no CAT Luz.

"Pensando em facilitar a inserção de PCD no mercado de trabalho, em especial os cadeirantes, por apresentarem maior dificuldade de chegar ao local de trabalho, a Uranet criou uma forma de fazer o trabalho ir até o trabalhador deficiente. Deu certo, preenchemos a nossa cota de admissão de deficientes e decidimos ampliar a ação, buscando o auxílio da Prefeitura de São Paulo para orientação, suporte e troca de experiências", explicou o sócio e diretor de Tecnologia e Infraestrutura da Uranet Projetos e Sistemas, Roberto Kinghi Noda.

Já o secretário adjunto da Semdet, Tito de Oliveira, explica que "o objetivo da Semdet é facilitar a vida das pessoas desempregadas, inclusive as pessoas com deficiência, por isso, o número de unidades do CAT vem sendo ampliado permitindo que as pessoas possam ir a pé em busca de emprego. Mesmo sendo São Paulo tão grande, a preocupação com o público deficiente ainda deixa a desejar, mas começa a melhorar, afinal todos estamos sujeitos a nos tornarmos um PCD", afirmou o secretário adjunto.

Sobre o Projeto- O sistema Home Office Call Center Uranet- funciona conectado ao Call Center geral da empresa, o que permite que mesmo as ligações sendo atendidas fora da central, o atendimento segue toda a rotina de operador de telemarketing tradicional, inclusive com a realização de monitoramento e troca de informações entre as equipes.

A Uranet instala dentro da casa dos "atendentes especiais", mesa com computador, conexão a internet e linha telefônica. Os atendentes trabalham seis horas diárias, com dois intervalos para descanso. Depois do horário de trabalho, todo o equipamento fica à disposição dos PCDs para cursos, pesquisas e livre navegação, colaborando também para inclusão digital.

Uma vez por mês, os colaboradores se encontram na sede da Uranet para integração, troca de informações, orientações e reciclagem. Os PCDs são contratados em regime de CLT- Consolidação das Leis do Trabalho, recebem treinamento, salário fixo, vale refeição, seguro e assistência médica.

Para participar desta e de outras ações do programa Inclusão Eficiente, do CAT, a pessoa com deficiência pode comparecer ao CAT da Luz, na avenida Prestes Maia, 913, com RG, Carteira de Trabalho e laudo médico. Pode, ainda, fazer cadastro no site da Semdet: www.prefeitura.sp.gov.br/eficiente.