Jovens aprendem a atuar no varejo em parceria da Prefeitura de São Paulo

Por: Solange Borges

O mercado de varejo, um dos que mais oferece vagas no CAT - Centro de Apoio ao Trabalho, contará em breve com novos profissionais que estão em formação no curso Learning for Life (Aprendendo para a Vida), parceria entre a Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Diageo, líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, e a ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. A programação contempla aulas teóricas e práticas nas dependências da ESPM, contanto com os professores da escola. Os alunos recebem bolsa da Semdet no valor de R$ 321,89 por meio do projeto Bolsa Trabalho.


De acordo com o coordenador de Capacitação e Varejo, Claudio Saito, a maior parte dos alunos é da zona sul da cidade. "A capacitação é focada em jovens carentes de 18 a 20 anos, com baixa renda. Há jovens que levam mais de duas horas para chegar às nossas dependências (o local do curso fica na Vila Mariana), mas demonstram vontade de aprender o conteúdo passado por nosso corpo docente", afirma Saito.
Essa é a primeira parceira da ESPM em projetos para capacitação de jovens com a Prefeitura de São Paulo. "É uma ação gratificante que vai ao encontro dos ideias da escola de promover a diversidade e atuar na área social. O nosso campus é aberto a esses jovens que podem, além de fazer o curso, utilizar a biblioteca, praticar esportes e interagir com os alunos da graduação", pontua o coordenador.

Para o professor, Luiz Américo Tancsik, de Fundamento de Varejo, umas das aulas que compõem a grade do curso, os estudantes terão mais chances na disputa por uma vaga de trabalho. "Essa é uma área de grande rotatividade, mas que busca pessoas preparadas. Eles vão sair na frente com a bagagem que estão aprendendo. O nosso objetivo é que eles entrem no mercado com a visão de crescer dentro de uma empresa".

É de fato o pensamento de Verônica do Nascimento Pereira Brasileira, 18 anos. Moradora de São Miguel Paulista, a aluna atravessa a cidade, três vezes por semana, para acompanhar a aula. "Acredito que conseguirei um novo emprego e pretendo aplicar o conteúdo do curso para poder ocupar outros cargos