Semdet abre inscrições para 25 vagas em curso gratuito na área de pizzaria

Nessa semana, 70 alunos da Zona Norte receberam certificado de conclusão de curso que já totaliza mais de 400 formados em todas as regiões da cidade

Por: Marta Régia Vieira/ Gabriela Crispim Marquez

A Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, em parceria com a rede de pizzarias Dídio Pizza, vai começar a inscrever, nesta quinta-feira, 20, candidatos da Zona Oeste da capital para a próxima turma do curso de qualificação no setor de pizzarias.

São 25 vagas para pessoas desempregadas, maiores de 18 anos, com pelo menos o ensino fundamental incompleto, que não tenham experiência na área de cozinha de pizzarias e que tenham interesse no ramo alimentício. Não há limite de idade para se inscrever e, para isso, a pessoa deve comparecer no CAT Lapa, à Rua Monteiro de Melo, 342, entre 7h e 18h, até o dia 25, portando RG, CPF, Carteira de Trabalho e número do PIS. As aulas teóricas acontecerão neste mesmo endereço, entre os dias 1 e 5 de outubro.
 

Os mais assíduos nessa primeira etapa e que tiverem aproveitamento de 100%, participarão das aulas práticas na sede da Dídio Pizza, na Lapa, com duração de três dias, onde poderão aplicar os conceitos que aprenderão na produção dos mais variados tipos de pizzas.

Formatura - A Semdet certificou, na tarde desta segunda-feira, 17, 70 alunos da 11ª turma do curso de Qualificação Profissional para o setor de pizzarias. A cerimônia aconteceu no auditório do CAT - Centro de Apoio ao Trabalho, unidade Luz.

Durante o curso, os alunos participaram de aulas teóricas sobre boas práticas de manipulação de alimentos, vigilância sanitária, equipamento, utensílios e instalações de cozinhas industriais, forno, montagem de pizzas e atendimento ao cliente. Para a analista de Recursos Humanos da rede Dídio Pizza, Ivonete Bueno essa turma é a maior que já se formou e a que mais se mostrou persistente. "Foram inscritos 70 alunos e nenhum desistiu. Todos receberam o certificado", destaca Ivonete.

Para a formanda Maria dos Remédios, 27 anos, o curso foi um divisor de águas para sua vida, pois agora tem certeza que quer ingressar na carreira. "Foi ótima essa experiência que o curso me proporcionou. Percebi que devo seguir carreira na área gastronômica", disse Maria. Assim também é o caso do formando, Wallas Ferreira, 38 anos, que teve a oportunidade de voltar a fazer curso na área gastronômica e atualmente pretende trabalhar na área de pizzaria. "Foi oportuno o curso, estava querendo voltar a trabalhar na área gastronômica e agora poderei entrar no mercado mais qualificado", conta Ferreira.

Já Carlos Roberto dos Santos,52 anos, que estava desempregado há dois anos, com a realização do curso será a oportunidade de abrir seu próprio negócio. "Trabalhava na área de construção civil, mas estou desempregado há dois anos, então agora decidi me tornar um empresário e vou abrir minha própria pizzaria", fala Santos.

Depois do curso prático, aqueles que se destacarem, terão a possibilidade de contratação pela Dídio ao final da capacitação, conforme a participação e desempenho.