Tenda do Trabalhador inicia ação no Vale do Anhangabaú e atende cidadãos de todas as regiões

Por: Marta Régia Vieira

O CAT Itinerante - Tenda do Trabalhador já está atendendo os cidadãos no Vale do Anhangabaú desde a manhã desta segunda-feira, dia 17, onde permanecerá até o início de novembro. Mais de 200 pessoas passaram pelo local no primeiro dia vindas de todas as regiões da cidade.

Serviços como intermediação de mão de obra, oficinas de orientação para o trabalho, atendimento ao microempreendedor por agente de crédito do Banco de Microcrédito São Paulo Confia, emissão de carteira de trabalho, negociação de dívidas pelo Pacet-Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador, entre outros, podem ser realizados na unidade.

Apesar de toda a gama de serviços oferecida no posto, a maioria das pessoas chega à unidade em busca de emprego. Foi o caso de Crebe Lino de Moraes, 35 anos, que estava há um ano desempregado e saiu da Tenda do Trabalhador com uma carta de encaminhamento para uma vaga de porteiro. "Estava passando em frente e resolvi entrar. Foi minha sorte, pois agora tenho uma perspectiva de trabalho", comemorava o desempregado que faz bicos como pedreiro e mora na Vila Prudente, zona Leste.

A auxiliar de limpeza, Maria de Lourdes Ribeiro, 58 anos, moradora do extremo Leste da capital, também sonha em ter a mesma sorte. "Vim aqui hoje para tirar a segunda via da Carteira de Trabalho, pois a outra foi roubada; depois quero conseguir uma vaga. Pode ser em limpeza ou na área de alimentação, que também tenho experiência. O que preciso é trabalhar", disse Maria que já atuou até em frentes de trabalho.

Orientação - Todos os candidatos que procuram a Tenda do Trabalhador, no Vale do Anhangabaú, têm a oportunidade de participar de oficinas de Orientação para o Trabalho que acontecem diariamente. O oficial de manutenção Vagner Leonardo, de 49 anos, e o ajudante Luiz de Sá Cavalcante, de 62 anos, estavam satisfeitos com as orientações que receberam durante a Oficina, na Tenda. "É muito interessante, pois aprendemos um pouco sobre como se comportar em uma entrevista, o que falar, como montar o currículo. Foi muito útil, pois nunca tinha participado de nenhum curso assim", ressaltou Leonardo.
A Tenda do Trabalhador permanecerá no Vale do Anhangabaú até o dia 1º de novembro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para ser atendido, o cidadão deve comparecer munido de RG, Carteira de Trabalho, CPF e número do PIS (caso não possua, será gerado durante o primeiro atendimento no CAT). Mais informações podem ser obtidas no site da Semdet: www.prefeitura.sp.gov.br/trabalho, no Facebook ou pelo telefone 156.