Curso da Secretaria do Trabalho capacita e insere profissionais na área de telemarketing

Texto: Regina Ramalho

Desde maio, jovens e adultos que estavam desempregados participaram do curso gratuito de Operador de Telemarketing realizado pela Secretaria Municipal do Trabalho e pelo Planteq - Plano Territorial de Qualificação, com recursos do FAT- Fundo de Amparo ao Trabalhador e da própria Secretaria, por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de São Paulo e o Ministério do Trabalho e Emprego. Em setembro, os formados recebem a certificação profissional e iniciam a carreira na nova profissão. Muitos desses estudantes já estão inseridos no mercado de trabalho por intermédio do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho. 

É o caso da mais nova operadora de telemarketing da Contact Center Vidax, Ruti Santos de Souza, 24 anos, casada. Segundo Ruti, estava desempregada há mais de 3 anos e sem perspectivas profissionais.”Ficava em casa o dia todo cuidando da minha filha de 1 ano e 8 meses. Ao assistir uma reportagem na TV fiquei sabendo do curso e resolvi me inscrever. Era tímida, tinha dificuldade de falar em público e durante as aulas minha auto-estima foi recuperada. Agora descobri que posso trabalhar e já estou sonhando em fazer faculdade de Gestão em Marketing e, quem sabe, fazer carreira em call center, como supervisora de área”, revelou Ruti.

Os principais empregadores do setor de telemarketing que selecionam profissionais por intermédio do CAT, também aprovaram a iniciativa. A utilização do serviço de intermediação dos Centros de Apoio ao Trabalho  pelas empresas de call center apresenta crescimento constante. Além da Contact Center Vidax,  Actionline TLMK Brasil, Vox Line Contact Center, TNL Contax e Sistema Apse, também contratam seus profissionais por intermédio das unidades do CAT e recebem operadores formados pelo Planteq.

Para o gerente de gestão de pessoas da Contact Center Vidax e pós-graduado em telemarketing, Fernando Simone de Lacerda, o curso oferecido pela Secretariado Trabalho foi arrojado, inovador e oportuno “Hoje, a função de operador de telemarketing é o maior empregador do Brasil, gerando mais de 1 milhão empregos em todo país. Mesmo assim, falta mão-de-obra qualificada e a devida valorização da categoria. Em média, todos os meses, a Vidax contrata 1 mil operadores de telemarketing, sendo que destes. 25% por intermédio dos centros públicos de emprego”, afirma Lacerda.

Por essa deficiência na qualidade dos profissionais do setor, Lacerda sugere mais capacitação aos trabalhadores que se interessam pela profissão. “Foi a primeira vez que um órgão do poder público oferece uma parceria que possibilita a seleção de profissionais já prontos para atender esse mercado. É por tudo isso que considero o curso oferecido pela Secretaria bastante arrojado, inovador e oportuno”.

Sobre a importância do profissional de telemarketing para grande parte das empresas, o gerente da Contact Center Vidax  disse que se amplia a cada dia. “O universo de atuação do operador é muito extenso. Vai de uma central de vendas e ou atendimento ao consumidor até uma pizzaria. Já imaginou se não existisse um operador do outro lado linha para atender seu pedido? Na certa você teria que ir até o local para solicitar pessoalmente”, ressaltou Lacerda.