Comitiva da China vem a São Paulo para conhecer os serviços do CAT

Por: Gabriela Marquez

A Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho recebeu uma comitiva da China do Escritório de Serviços do Trabalho da Província de Jilin interessada em conhecer o Programa de Intermediação de mão de obra e qualificação profissional da Prefeitura de São Paulo. A visita dos chineses também teve como objetivo ter informações sobre o mercado de trabalho em São Paulo. Jilin se localiza na região nordeste da China e possui uma população de cerca de 27,4 milhões de habitantes.

Durante a visita na Semdet, o supervisor geral de qualificação, José Luiz do Prado ressaltou aos chineses que assim como na China, o foco da Secretaria é qualificar pessoas carentes para o mercado de trabalho. "As unidades fixas e móveis do CAT - Centro de Apoio ao Trabalho e a Tenda do Trabalhador atendem cerca de 100 mil pessoas por mês, oferecendo diversos serviços como: emissão de Carteira de Trabalho, intermediação de mão de obra, habilitação do seguro desemprego, cursos de qualificação, orientação para o trabalho, entre outros" declarou Luiz.

Para os representantes do Escritório de Serviços do Trabalho Província de Jilin, os serviços e programas oferecidos pela Semdet é inspirador para a China que busca acelerar a transferência de empregos de trabalhadores rurais e atingir o pleno emprego na província que hoje possui taxa de desemprego de 4,5%.