Projeto Restaurante Escola coloca mais profissionais no mercado de trabalho

Por : Solange Borges

Cerca de 60 alunos da 16ª turma do Projeto Restaurante Escola, receberam o certificado de conclusão do curso. O projeto, criado em 2004, é uma parceria das
secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e de Assistência e Desenvolvimento Social e a Fundação Jovem Profissional.

O secretário adjunto da Semdet ressaltou durante a cerimônia de entrega dos diplomas "que os jovens participantes da qualificação profissional estavam à frente de muitos outros, pois conquistaram uma profissão". Ele enalteceu a conquista e destacou o cenário que os espera. "São Paulo tem vasto mercado na área hoteleira e de gastronomia, além de eventos diários, o que facilitará a entrada no mercado", disse o secretário adjunto que aconselhou os jovens a não perderem a oportunidade de continuar os estudos e estarem sempre atualizados. "Assim como a tecnologia tem evoluído a cada dia, não podemos parar no tempo e achar que o aprendizado de hoje será duradouro para próximas etapas a serem vencidas".

Pensando em não se contentar com o aprendizado recebido no curso, Ayodelê Amaral da Silva Alves, 20 anos, pretende fazer o curso superior em gastronomia brevemente. A aluna, além de desenvolver as habilidades na cozinha, tendo destacado o gosto pela área de confeitaria, também tem vasto conhecimento na música, e abrilhantou o evento cantando e tocando instrumentos, junto à mãe. "Gosto das duas áreas, mas durante o curso me dediquei muito e já conquistei uma vaga em uma rede de restaurantes e lanchonetes", disse.


Thiago Ribeiro Galdino dos Santos, 19 anos, também já está no mercado de trabalho em um restaurante italiano. Santos venceu os desafios de atravessar a cidade, de Guaianases para o Centro para assistir as aulas. "Levantava às 5h para estudar das 7h às 4h e ainda ia para a escola. Foi válido, pois consegui um emprego e vejo que as pessoas do trabalho estão contentes comigo. Até o aprendizado em vinhos que tive no curso, tem sido útil nesse restaurante que possui uma adega", conta.

O Projeto Restaurante-Escola foi criado com o objetivo de capacitar jovens carentes com idade entre 16 e 20 anos na área gastronômica, por meio de aulas práticas e teóricas, onde os alunos aprendem a cozinhar, servir e atender. As aulas acontecem no próprio restaurante da Câmara Municipal em período integral de segunda a sexta-feira e ao final do curso os alunos são inseridos no mercado de trabalho.