SDTE capacita munícipes por meio de cursos gratuitos na área de estética

Por: Marta Régia Vieira

A SDTe - Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Empreendedorismo, em parceria com a ONG Cosmética, Beleza e Cidadania e a Smads - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, inicia, no próximo dia 23, a capacitação de 30 munícipes na área de estética, por meio de cursos gratuitos nas áreas de corte de cabelo masculino e feminino, maquiagem, manicure e pedicure, entrelaçamento de cabelo, depilação e massagem.

Promover a capacitação de pessoas de baixa renda dando-lhes uma nova profissão, bem como trabalhar a autoestima e autoconfiança incentivando o cuidado pessoal e a boa apresentação, são os principais objetivos do projeto que já formou 120 pessoas ao longo de três anos de existência.

"Cada módulo do curso tem duração de três meses, exceto o de manicure, que dura quatro meses. Portanto, são 21 meses de treinamento, quando o cidadão vai aprender uma nova profissão e ainda receberá uma bolsa para isso", ressalta o secretário adjunto da SDTE, Luiz Antonio de Medeiros, ao comentar sobre o auxílio mensal no valor de R$ 653,10 pago aos beneficiários por meio do POT - Programa Operação Trabalho, da SDTE.

Os novos alunos já figuravam de lista de espera cujos requisitos eram: residir na cidade de São Paulo, estar desempregados há mais de quatro meses, não receber seguro desemprego e nenhum outro tipo de benefício do governo, estar com a situação cadastral do CPF regular junto à Receita Federal, além de a renda familiar não superar a metade do valor do salário mínimo nacional vigente, ou seja, somando tudo o que a família recebe e dividindo pelo número de pessoas que vivem na residência, o valor deverá ser igual ou inferior a R$ 311. Depois de passar por todos os módulos, para finalizar o curso, cada aluno fará treinamento com atividades práticas por três meses, o que pode acontecer no próprio projeto ou na sede de parceiros da ONG Cosmética, Beleza e Cidadania.