Banco de microcrédito São Paulo Confia inaugura a 10ª agência na Zona Leste

Por: Solange Borges

A Semdet – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho inaugura amanhã, dia 2, a 24ª agência do banco de microcrédito São Paulo Confia. Com a abertura, a instituição inicia atividades em Itaquera e chega a décima unidade na Zona Leste de São Paulo.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, a inauguração atende a antiga reivindicação dos moradores que almejavam ter o atendimento no bairro. “Temos por volta de mil clientes em Itaquera e imediações. A procura pelo auto-emprego é significativa, fazendo com que sejam realizados cerca de 200 novos empréstimos por mês na região. Essa dinâmica incrementa o bairro e contribui para a relevância e o desenvolvimento do pólo econômico da cidade que está no foco dos investimentos da Prefeitura de São Paulo.”, ressalta.

Já o presidente do São Paulo Confia, Hugo Duarte, adianta que a nova agência será uma Unidade Regional que, além de oferecer o atendimento convencional de concessão de crédito, oferecerá cursos aos microempreendedores. “Essa capacitação é de extrema importância e algo que estamos atrelando para novos empréstimos. É uma co-responsabilidade do São Paulo Confia para evitar a mortalidade prematura das empresas”.

Outro aspecto que tem auxiliado os clientes é a formação dos agentes de crédito pela Academia de Microcrédito da instituição. Segundo Duarte, os profissionais do São Paulo Confia passaram por capacitação que contribuem para proporcionar um trabalho diferenciado junto aos clientes. “Já notamos crescimento no número de pessoas que buscam o crédito pela segunda ou terceira vez, isso mostra a consolidação do negócio, por outro lado, a entidade também quebra paradigmas ao fazer o primeiro empréstimo, sem a exigência de, pelo menos, seis meses de funcionamento do negócio, fator comum no mercado”, explica.

Cartão de Débito - Por ocasião da inauguração, a entidade também entregará cartões de débito aos microempreendedores que já são clientes do São Paulo Confia e até então recebiam os valores por meio de cheques. Os cartões foram testados com clientes das unidades Interlagos, Santana e Vila Prudente. “As primeiras experiências mostraram que estamos no caminho certo. O cartão oferece mais segurança e facilita o dia a dia das pessoas que não possuem conta bancária. Além disso, este modelo agiliza a administração e o controle dos valores recebidos”, ressalta Duarte.

Nos últimos três anos, o São Paulo Confia conquistou e manteve mais de 22,5 mil microempreendedores, superando a meta estabelecida pela Agenda 2012 da Prefeitura de São Paulo, que era de 21 mil clientes, com um ano de antecedência. Em 2011, foram emprestados mais de R$ 51 milhões, sendo aproximadamente R$ 2,6 mil o valor médio repassado por cliente.