CAT Nova Luz: estrutura permite atendimento rápido a trabalhadores da região e vizinhança

Por : Marta Régia Vieira

Os moradores e trabalhadores de bairros vizinhos à região da Nova Luz, como o Bom Retiro, Campos Elíseos, Santa Cecília, Santa Ifigênia, Pari e adjacências, podem encontrar no novo CAT - Centro de Apoio ao Trabalho que atende desde o último dia 24, à Rua Dino Bueno, altura do nº 121, uma grande estrutura capaz de prestar rápido atendimento, agilizando serviços como habilitação ao seguro-desemprego, emissão de Carteira de Trabalho, além de buscar vagas e encaminhar trabalhadores para novas oportunidades de emprego evitando filas.

A estrutura montada pela Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho na Nova Luz é uma Tenda do Trabalhador de mais de 200 m² equipada com computadores ligados à rede, permitindo acesso rápido à busca por vagas, além de entrevista com psicólogas, e realização de oficinas do Programa Orientação para o Trabalho, sobre temas como: elaboração de currículos, habilidades profissionais, empregabilidade, como se portar em entrevista de emprego, a importância da escolaridade no processo de profissionalização, entre outros, que acontecem em um espaço anexo à estrutura do CAT, em sala estilo auditório, com capacidade para 30 pessoas.

“Montamos toda a estrutura na região da Nova Luz, mas isso não significa que somente os trabalhadores locais podem ser atendidos lá. Estamos abertos aos cidadãos de todas as regiões de São Paulo”, ressalta o secretário adjunto da Semdet, Luiz Antonio de Medeiros. O secretário adjunto destaca os primeiros resultados desta unidade que atendeu 482 pessoas durante os cinco dias iniciais de funcionamento (24, 26, 27, 30 e 31 de janeiro). “Tivemos 124 trabalhadores que se cadastraram para vagas de emprego nesta unidade, sendo que 67% foram encaminhados a uma nova oportunidade, abrindo novos horizontes em suas vidas”, divulga Medeiros ressaltando que a maior procura ainda é por informações sobre os serviços oferecidos e a documentação necessária (272 pessoas). “Recebemos muitas pessoas sem documentação básica, como RG e CPF, o que dificulta o atendimento, porém, mesmo com esta dificuldade, emitimos 31 Carteiras de Trabalho neste período”, ressalta.

O atendimento no novo posto do CAT acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e para ser atendido, o cidadão deverá ter em mãos o CPF, RG e, caso possua, Carteira de Trabalho e número do PIS. Caso o trabalhador não possua PIS, o número deste documento será gerado no primeiro atendimento.