Projeto Remanufatura de Computadores forma mais uma turma

Cerca de 700 jovens estudantes já foram formados pelo projeto para trabalharem na área de manutenção de computadores

Por: Gabriela Marquez

No dia 27, ocorreu a formatura da sexta turma do projeto Remanufatura de Computadores, uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e de Participação e Parceria e a Fundetec - Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O projeto objetiva a capacitação de jovens entre 16 e 20 anos na área de manutenção e recuperação de computadores e impressoras, visando à inclusão desses munícipes ao mercado de trabalho.

Durante a cerimônia o secretário-adjunto da Semdet ressaltou a importância da qualificação profissional para ingressar no mercado de trabalho. “Vivemos na área do conhecimento e a qualificação profissional é essencial para uma carreira profissional, por isso, a Semdet apoia ações que visam a inclusão desses jovens no mercado de trabalho” ressaltou.

Para o coordenador do projeto, Arthur Roberto da Silva Júnior, a parceria com as secretarias é extremamente benéfica e as chances para ingressar no mercado são muito grandes “É um projeto muito bom. A maioria dos alunos termina o curso e ingressa direto no mercado de trabalho”, afirmou Júnior.

Para o formando Alex Martins Gomes, 16 anos, um dos destaques da turma, enfatizou que o curso foi um divisor de águas para sua vida. “Já gostava de informática, mas durante o curso me encantei ainda mais por essa área, agora pretendo me formar em Tecnologia da Informação”, disse.

Já Manuel de Carvalho, 17 anos destacou a importância do auxílio mensal oferecido pelo projeto. “A bolsa me ajuda na condução”. Manuel também destacou a eficácia das aulas para sua carreira. “Durante as aulas tive uma noção maior sobre rede de Internet. “Me encantei com o que aprendi”, concluiu.

O curso teve jornada diária de quatro horas e durante o projeto, os alunos receberam aulas de reforço de matemática e português, auxilio psicológico e ampliaram seus conhecimentos na área de informática. Foram 76 formandos que receberam durante seis meses do Projeto um auxilio mensal R$ 282,00, oferecido pelo Programa Bolsa Trabalho, da Semdet.