Alunos do curso de qualificação em pizzarias começam as aulas práticas

Por: Marta Régia Vieira

“Sou professora de tênis, mas essa atividade tem prazo de validade, pois já tenho 44 anos e não conseguirei continuar no ramo por muito tempo, então já quero me preparar para uma nova profissão”. A declaração é de Rovena Laves, moradora de Pinheiros, mas que por cinco dias foi até a Zona Leste de São Paulo para participar das aulas do Projeto de Qualificação Profissional no Setor de Pizzarias promovido pela parceria entre a Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e a rede de pizzarias, Dídio Pizza.

Segundo Rovena, ela saia de casa três horas antes das aulas começarem no CAT-Centro de Apoio ao Trabalho de Itaquera. “Não queria perder nenhum dia, pois o conteúdo é muito importante”, disse ressaltando que não faltar às aulas era condição indispensável para ser aprovada e habilitada a participar das aulas práticas que começaram na terça-feira, 17, na cozinha da Dídio Pizza, na Lapa.

Assim como Rovena, outros 20 aprovados receberam seus certificados na tarde desta segunda-feira, 16, no auditório do CAT Luz e agora estão colocando a mão na massa durante as aulas práticas. “Hoje, sem dúvida, é um dia muito importante na vida de vocês, pois acabaram de adquirir mais uma aptidão, ganharam outra profissão e nunca é tarde para se aprender coisas novas. Sempre há tempo e usem-no a favor”, destacou o secretário adjunto da Semdet, durante o evento.

Mudar a vida das pessoas e trazer novos horizontes e expectativas tem sido a tarefa desse curso que recebe pessoas de ambos os sexos e de todas as idades a partir de 18 anos. “Eu era metalúrgico e atuante no segmento sindical. Agora sou segurança, mas um dia pretendo me dedicar à área de alimentação que sempre me atraiu”, declara outro participante do curso, Valério Silva da Costa, 47 anos, morador de Itaquera.

Mas a mudança não é significativa somente para aqueles com mais idade. Jovens, como Hélio Pereira Dionísio, de 23 anos, morador da Cidade Tiradentes, também contam seus planos depois do curso: “Trabalhei por cinco anos em pizzarias e agora quero abrir a minha lá onde moro. Nada como começar fazendo o correto que é aprendendo tudo sobre o segmento”.

Segundo o proprietário da rede Dídio Pizza, Elídio Biazini, há muitas chances de contratações pela Dídio, visto que neste ano estão previstas novas inaugurações, inclusive na Zona Leste.