Prefeitura anuncia expansão dos CATs

O prefeito acompanhou na manhã desta sexta-feira (13) os serviços da Tenda do Trabalhador, instalada desde o dia 3 de janeiro na Praça do Patriarca, zona central da cidade, onde permanecerá até o final de fevereiro. Durante a visita, o prefeito destacou a importância do serviço no encaminhamento do cidadão ao mercado de trabalho e anunciou a expansão dos serviços do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT). Ainda neste ano, dando continuidade às metas da Agenda 2012, a Prefeitura vai inaugurar mais quatro tendas como a que foi visitada hoje.

 "O CAT é um dos principais programas da Prefeitura de São Paulo no campo de apoio ao trabalhador. No ano passado atendemos cerca de 1 milhão pessoas que precisavam de um novo emprego. Por esta razão, estamos preparando a expansão dos CATs. É um legado que deixaremos para as próximas gestões", afirmou o prefeito.

 A Tenda instalada na Praça do Patriarca tem 200 metros quadrados e possui sala para seleção e curso de qualificação, laboratório de informática, espaço para atendimentos, emissão de carteira de trabalho, habilitação ao seguro-desemprego, inclusão de pessoa com deficiência, agendamento de conciliações por meio do Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador (Pacet) e inscrição para o São Paulo Confia (serviço da Secretaria Especial do Microempreendedor Individual).

 Atualmente, São Paulo possui 26 Centros de Apoio ao Trabalhador (CATs), sendo 18 fixos, sete móveis e a Tenda Itinerante. Com atuação abrangente, a Tenda esteve em várias regiões da cidade como São Miguel Paulista, Campo Limpo, Brasilândia, Brás, a própria Praça do Patriarca, entre outros. A permanência em cada parada é de 45 dias, o que facilita o acesso do desempregado ao serviço.

 Atendimentos

 A modalidade itinerante do serviço auxilia desde 2010 cidadãos a encontrarem oportunidades de emprego. Até dezembro de 2011, a Tenda do Trabalhador já atendeu mais de 22.700 pessoas onde também foram emitidas mais de 3,6 mil carteiras de trabalho e habilitados mais de 1,5 mil seguros-desemprego.

 "O sistema dos CATs tem recebido grande apoio. Em 2009, eram só cinco unidades e hoje já são 26 espalhadas em todas a cidade. A grande importância da Tenda do Trabalhador é o deslocamento de uma região para a outra, levando o serviço aos bairros mais carentes. Assim conseguimos chegar até a população", explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

 O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Para se candidatar a uma das 8.187 vagas disponíveis no momento, o interessado deve comparecer a um dos CATs munido de RG, CPF e carteira de trabalho. Em março, a Tenda do Trabalhador estará no Vale do Anhangabaú.