Teia Parelheiros recebe “Biblioteca de Sementes” e curso gratuito voltado para agricultores aprimorarem suas hortas

Trata-se de um programa da Prefeitura de São Paulo que permite a troca de informações, sementes e mudas para fortalecer a rede de agricultores da região.

O bairro de Parelheiros, no extremo sul de São Paulo, recebeu uma “Biblioteca de Sementes” em sua rede de Coworking Teia, o que beneficia os agricultores da região, que agora podem retirar sementes de hortaliças e outras espécies do equipamento. O acesso à biblioteca é totalmente gratuito e aberto para todos os munícipes paulistas interessados em agricultura, com enfoque principal para os agricultores da região de Parelheiros.

A biblioteca funciona como um sistema de trocas, de forma que os próprios agricultores que inicialmente coletaram as sementes nos bancos, após suas colheitas contribuam com mais sementes de hortaliças, que possuem um alto valor no mercado hoje em dia, devido a sua grande demanda. Isso permite que o programa seja completamente eficiente, e possa continuar existindo, já que é graças a esta contribuição que é possível custear a gestão da biblioteca e reenviar as sementes para o banco original.

“Este tipo de ação é de extrema importância para a população paulista, em especial para os agricultores, pois permite a formação de uma forte base para os espaços rurais da capital, que geram alimentos de qualidade por um baixo custo para as pessoas, e precisam se expandir para garantir o desenvolvimento da sociedade como um todo”, comenta a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.

Sobre os Teias

Os Teias são redes de Coworking idealizados e geridos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que contam com equipamentos e infraestrutura pensados para ajudar os empreendedores da capital. Atualmente já existem 19 unidades do Teia, que além de terem computadores, internet e um espaço voltado para networking, oferecem também todos os meses atividades que buscam qualificar os munícipes em diversas áreas de interesse, por meio de palestras, oficinas, cursos e mais.

Curso

Com a abertura da Biblioteca de Sementes está programado para ocorrer também o curso prático “Produção de Sementes”, que visa ensinar e orientar os agricultores da região a aperfeiçoarem suas técnicas para a produção de sementes, e melhorar os cuidados com suas hortas. O curso acontece durante três dias, de forma totalmente gratuita e conta com ajuda de custo voltada para a alimentação e deslocamento dos agricultores que participarem.

As aulas ocorreram durante os dias 18 de abril, 2 e 3 de maio, das 09h às 17h no espaço Teia de Parelheiros, no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia.

Serviços

Biblioteca de Sementes
Horário: das 09h às 17h
Local: Teia Parelheiros
Endereço: Parque Nascentes do Ribeirão Colônia
Acesso livre

 

Por: Sonia Almeida

 

Siga a SMDET nas redes sociais