Programa Green Sampa inicia quinta edição de aceleração com 24 negócios selecionados

Iniciativa é voltada para empresas ligadas ao setor de economia verde, negócios ambientais e tecnologias verdes

Nesta quarta-feira (13) aconteceu o kick off que marcou a abertura das atividades da quinta edição da aceleração Green Sampa. O encontro foi realizado no Centro de Inovações Verde Bruno Covas - Hub Green Sampa com a presença de empreendedores dos 24 negócios acelerados, da secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso e do presidente da Ade Sampa, Renan Vieira. Durante o evento, foi entregue aos selecionados o cheque simbólico de R$ 42.500 e também foi realizada uma roda de conversa com convidados sobre a jornada empreendedora de negócios de impacto.

"Estamos comprometidos em impulsionar o desenvolvimento sustentável de São Paulo, investindo em iniciativas que não só reduzem os impactos ambientais, mas também criam oportunidades de negócios e empregos para nossa cidade." declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “As startups desempenham um papel crucial na criação de soluções verdes inovadoras para as cidades, impulsionando a transição para um futuro mais sustentável e resiliente e a Prefeitura de São Paulo é uma das principais aliadas neste processo”, complementa.

Além do recurso financeiro, que deve ser utilizado para melhora dos processos produtivos, a aceleração também oferta mentorias especializadas, encontros para fortalecimento da rede de contatos, possibilidade de participação em eventos e atividades de mercado, nacionais e internacionais, e, ainda, espaço físico de trabalho no Hub Green Sampa. O programa é operado pela Ade Sampa, entidade ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. 

O programa contempla diferentes agendas de sustentabilidade e é voltado para empresas ligadas ao setor de economia verde, negócios ambientais e tecnologias verdes. Além disso, tem o intuito de disseminar a cultura e a educação empreendedora, fomentar a inserção de jovens no ecossistema de empreendedorismo, inovação, tecnologia e sustentabilidade da cidade de São Paulo e promover o desenvolvimento local e a geração de emprego e renda na capital paulista.

A quinta edição do Green Sampa selecionou negócios que propõem soluções em tecnologias verdes  dentro dos eixos: Eficiência e Clean Web; Eficiência Energética, Energia Limpa e armazenamento energético; Indústria Limpa e Logística Reversa; Parques e Áreas Verdes; e Resíduos Sólidos.

“Com a promoção de soluções inovadoras para os desafios ambientais que enfrentamos, a Ade Sampa reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de São Paulo. Acreditamos na importância de investir em iniciativas que não apenas buscam reduzir os impactos negativos sobre a utilização dos recursos naturais, mas também criam novas oportunidades de negócios e empregos para nossa cidade. Estamos determinados a impulsionar uma transformação verde, onde a inovação seja a chave para um futuro mais sustentável para todos”, afirma o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

Conheça os negócios:

AIPER - A AIPER é uma startup inovadora que se dedica à produção de biopigmentos sustentáveis para a indústria têxtil. Tem a missão de revolucionar a forma como as cores são aplicadas aos tecidos, tornando o processo de tingimento mais ecológico e eficiente. O projeto é impulsionado por uma abordagem inovadora que utiliza microrganismos para produzir biopigmentos naturais. Esses biopigmentos são extraídos de maneira sustentável, eliminando a necessidade de corantes químicos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.

Aluga Quebrada - Aluga Quebrada trabalha com equipamentos de entrada no audiovisual, como câmeras, lentes, gravadores, luzes, equipamentos que podem ser transportados em uma mochila. Possui equipamentos próprios e também tem parcerias com coletivos, autônomos e produtoras que disponibilizam equipamentos com pouco uso.

Bike Energia - A Bike Energia é um dos produtos criados dentro do Grupo MaraBikes. Produz bicimáquinas sustentáveis para eventos e ativações interativas, com viés de educação ambiental, incentivo à atividade física e entretenimento.

Biocult - A Biocult é uma startup brasileira, especialista em Aquaponia e Piscicultura em Recirculação, que oferece soluções sustentáveis para a produção de alimentos através da Aquicultura e Biotecnologia. Sistemas de cultivo integrado de peixes e plantas, com altas produtividades por área, economia de pelo menos 90% de água, sem emissão de resíduos ou efluentes, e sem uso de agrotóxicos.

Brechó do Carbono - Através de uma tecnologia desenvolvida no doutorado de uma das sócias, o Brechó do Carbono tem a proposta de transformar qualquer tipo de resíduo têxtil (pré e pós consumo) em um material adsorvente que pode ser usado em diversas indústrias e produtos. Um exemplo do uso é o tratamento de efluentes líquidos e gasosos.

Ciclou - A Ciclou é uma empresa que desenvolve serviços sustentáveis de transformação de peças e objetos em novos produtos, aumentando o seu ciclo de vida útil (upcycling). Trabalha em parceria com artesãos e artistas para preservar a história de afetividade dos produtos dos clientes, impulsionando a economia circular.

Cidades.co - O Cidades.co é a primeira rede social de vizinhança do Brasil. Por meio dela, grupos de vizinhança, conseguem criar movimentos de bairro em prol da projetos colaborativos de melhorias urbanas, como praças, parques, ruas, vielas, escadarias, dentre outros projetos cívicos.

Circula - A Circula é um serviço que facilita a moda sustentável através de um modelo de negócio baseado no compartilhamento, permitindo que seus usuários aluguem roupas de maneira consciente e sustentável. Dessa forma, a Circula oferece soluções tanto para clientes (B2C) quanto para empresas (B2B). Assim, no presente momento, nossa atuação se fundamenta em três soluções: aluguel de roupas para consumidores de moda (A), facilitação de moda circular para fornecedores (B) e solução para logística circular de moda (C).

Compre consciente - A Compre consciente é um app que reúne restaurantes, lojas, marcas, produtos e prestadores de serviços que possuem iniciativas socioambientais nas operações do negócio e, portanto, contribuem positivamente para a sociedade, e os conecta com consumidores finais de diversas formas fomentando assim a economia verde. Além do app, atua também implementando práticas sustentáveis nos negócios que querem estabelecer uma agenda ESG, isso ocorre através das parcerias que temos com BTG, eureciclo, musa, biowash, entre outros.

ECOBANHO - Água Quente para Todos - A startup entrega aquecimento solar de água de baixo custo (20% do custo do similar disponível atualmente) para famílias e negócios para promover redução do consumo elétrico, renda e lucratividade e menor pegada de carbono. Utiliza materiais simples e acessíveis com método de montagem e instalação também simplificado para operar com custo baixo e viabilizar o acesso à solução de aquecimento solar. Além disso, incorpora medição de performance online realtime para medir a real economia gerada de energia, recursos financeiros e carbono, bem como o impacto ambiental gerado. No âmbito individual entrega informação de qualidade ao cliente. No âmbito agregado mede o impacto sem risco de greenwashing.

Ecoleve Soluções - A Ecoleve é uma empresa de gerenciamento de resíduos eletrônicos. Realiza a ponte entre o consumidor e as grandes recicladoras, como também entre o consumidor e os empreendedores de revenda de eletrônicos. Oferece diversos serviços gratuitos para quem está na capital de São Paulo, como coleta dos resíduos eletrônicos e assessoria para emissão do SIGOR. A empresa nasceu num bairro periférico da zona sul de São Paulo, Jd. Tupi em 2021 e já conta com clientes empresariais fixos e pessoas físicas que descartam conosco de forma recorrente.

ELEVENTEC - Serviço de recarga móvel a veículos elétricos, onde um módulo constituído de carregador rápido do tipo DC é levado até o cliente, após agendamento no site ou aplicativo. Em uma primeira etapa o serviço estará disponível apenas áreas pré-determinadas, futuramente o serviço poderá atender o cliente em qualquer ponto que desejar, proporcionando liberdade ao usuário de VE de frequentar onde desejar.

Infinito Mare - A Infinito Mare é uma CleanTech e GreenTech baseada no oceano, localizada em São Paulo, Brasil, focada em Pesquisa, Educação e Inovação nas áreas de ciências ambientais, oceanografia e sustentabilidade. A Blue Technology é um smartboat, a Caravela, uma inovação de Eco-Design premiada internacionalmente, utiliza a biorremediação de algas em associação com técnicas hidropônicas para promover a purificação da água, resolvendo o problema da poluição orgânica da água para quase todos os ecossistemas aquáticos, governos, empresas e outras organizações.

Mangue Tech - A Mangue é uma impact tech que oferece uma plataforma modular baseada em APIs, focada em simplificar a gestão da jornada NetZero e ESG das empresas. Através de tecnologia, automatiza a coleta de dados, cálculos e reportes, tornando a gestão ambiental acessível a todas as organizações.

Planta Feliz Adubo - Planta Feliz Adubo é um negócio socioambiental que foi criado a partir da necessidade de reaproveitar e diminuir os resíduos orgânicos gerados nas residências dos idealizados. A partir daqui, foi adquirida uma composteira doméstica para início do processo. Com o adubo gerado, os idealizadores começaram a nutrir as plantas e diminuir os resíduos orgânicos de sua casa, depois do bairro, e hoje da cidade de São Paulo.

REALIXO - Oferece diferentes tipos de serviços: Coleta seletiva de resíduos compostáveis e recicláveis para pessoas físicas e jurídicas, que pagam uma assinatura mensal. Marketplace, onde os clientes encontram produtos locais, produzidos de forma ética, sustentável e com a garantia de que todas as embalagens serão recicladas, compostadas ou reutilizadas. Serviço de gerenciamento de resíduos para eventos. Serviço de aluguel de tigelas reutilizáveis para stands de alimentação durante eventos. Doa os resíduos recicláveis para uma cooperativa de catadores (a Coopamare), e os compostáveis para uma horta urbana (o Sítio Sampa).

Recicla.se - A Recicla.se é uma plataforma integrada para a gestão de resíduos e solução para descarte sustentável fundada no final de 2019. Desde sua criação, a empresa tem se destacado no cenário empreendedor, conquistando prêmios e participando de processos de aceleração que comprovam sua relevância e potencial no mercado. O propósito da Recicla.se é auxiliar empresas a se tornarem mais sustentáveis e eficientes, oferecendo soluções tecnológicas avançadas para a gestão responsável de resíduos. A plataforma desenvolvida pela empresa simplifica os desafios do descarte adequado, certificação e monitoramento de resíduos, tornando um processo, antes complexo e oneroso, em algo acessível, prático e altamente benéfico para as organizações.

Santa Food Tech - A Santa Food Tech é uma AgFoodTech de impacto na cadeia da alimentação segura e da agricultura regenerativa: orgânica e agroecológica. PLATAFORMA DE GESTÃO DO ECOSSISTEMA DE MICRO ECONOMIA VERDE CIRCULAR - Conexão de Ponta a Ponta da Cadeia de Alimentos Seguros em Circuitos Curtos.

Save me eyewear - O negócio desenvolve óculos feitos artesanalmente com o plástico reciclado retirado da cidade de São Paulo. Tem o objetivo de melhorar o impacto ambiental, fortalecendo a conscientização do consumo positivo, proporcionando sustentabilidade social, ambiental e econômica.

SaveAdd - A SaveAdd é uma otimizadora na gestão estratégica de estoques, visando a identificação, definição, aplicação e monitoramento de práticas para garantir a não geração de perdas e desperdícios, ao mesmo tempo que aprende com os processos e com as análises de dados internos da empresa, promovendo novas práticas de planejamento para consolidar que as perdas e o desperdício não poderão se repetir no futuro. Esse processo é provido pelos algoritmos preditivos e prescritivos, além das ferramentas de controles de pedidos de vendas, doações e usos internos. Com esse coquetel de soluções, a SaveAdd possui uma solução de otimização de uso de estoque disponível no mercado brasileiro, sendo competitiva com outras soluções internacionais.

SXB Autômatos - A LAC é uma lixeira automatizada projetada especificamente para condomínios, visando otimizar a coleta e gestão de resíduos de forma sustentável e eficiente. Construída com fibrocimento e Materiais Recicláveis, a LAC é ecologicamente correta, durável e resistente a intempéries. Equipada com sensores, a LAC só abre para coleta em dias e horários programados, evitando desperdícios e problemas de saúde. Dentre outras informações que podem ser obtidas com vazia ou cheia, peso e situação.

Technosfera - A startup atua com dados e informações medidos em tempo real, contratados por mensalidade. Os hardwares da Technosfera, que coletam essas informações, são instalados em comodato, e o cliente tem acesso ao Dashboard contendo todas as informações que deseja analisar em tempo real, através de login e senha pelo site da Technosfera. Esse programa também envia por SMS ou e-mail, mensagens de alerta quando o processo que está monitorando apresenta qualquer tipo de redução de eficiência.

Toca do Pet Eco Arte - A Toca do Pet Eco Arte é uma empresa no ramo de acessórios Pet’s que trabalha para resolver o problema de resíduos sólidos no meio ambiente, utilizando materiais recicláveis, transformando lixo em matéria prima. Fabrica acessórios para cães, gatos e pequenos móveis (utilidades domésticas) com sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Dá nova vida ao material em descarte que já utilizou recursos naturais do meio ambiente.

Añu Saboaria - Añu Saboaria é uma empresa de cosméticos naturais fruto da reflexão sobre os cuidados com a beleza e saúde, com foco na sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Os cosméticos naturais trazem a solução do futuro, pois cuidam, no presente, das águas e do solo através de matérias primas vegetais minimamente processadas e biodegradáveis.

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais