Agricultoras da Capital venderão produtos artesanais no Dia Internacional da Mulher

Participantes do programa Sampa+Rural marcam presença em evento ‘O que as mulheres querem, a Prefeitura faz!’, promovido pela Prefeitura de SP

 A Prefeitura de São Paulo promoverá o evento "O que as mulheres querem, a Prefeitura faz!" na Praça das Artes, no Vale do Anhangabaú, destacando a iniciativa do Sampa+Rural, com barracas de agricultoras, oficinas, palestras e uma roda de conversa sobre liderança feminina na agricultura, seguido pela entrega do selo do programa.Como forma de celebrar o Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira, 8 de março, a Prefeitura de São Paulo realizará o evento “O que as mulheres querem, a Prefeitura faz!”, com uma programação especial e serviços voltados para o público feminino. O evento ocorre das 09h às 17h, na Praça das Artes, no Vale do Anhangabaú. A iniciativa Sampa+Rural estará presente com uma programação completa para fortalecer e expandir a agricultura paulistana.

O programa contará com seis barracas exclusivamente operadas por agricultoras que oferecerão durante todo o evento uma variedade de produtos in natura e ornamentais, além desses também estarão disponíveis a compra de produtos beneficiados, como geleias, biscoitos, doces artesanais, entre outros.

Além da exposição e da comercialização da agricultura paulistana, o Sampa+Rural irá promover mais três atividades práticas. Paula Lopes (Popó), do Instituto Kairós, ministrará uma oficina sobre a preparação de produtos ecológicos de limpeza usando casca de limão ou laranja, das 11h45 às 12h15. A oficina tem previsão para começar às 11h45, com 30 minutos de duração. Logo após, das 14h45 às 15h15, acontecerá a palestra “Mulheres na Agricultura Paulistana, que abordará os desafios e vivências das mulheres na agricultura, será ministrada pelas Mulheres do GAU e convidadas. Em seguida, das 15h15 às 15h45, a agricultora e ativista da zona norte, Rita Cavalieri, compartilhará seus conhecimentos sobre a criação de incensos naturais de ervas.

Das 16h às 16h30, será realizado uma roda de conversa com o tema “Mulheres líderes comunitárias na agricultura paulistana”, a ação contará com a participação das Mulheres do GAU, Teresinha Mattos, Rita Caravieli e convidadas. 

Para encerrar o evento, haverá a cerimônia de entrega do selo do programa Sampa+Rural, celebrando e reconhecendo as contribuições das hortas para a agricultura de São Paulo.

Programação completa e horários de cada atividade:

Oficina: “Preparação de produto ecológico de limpeza usando casca de limão ou de laranja” 

Horário: 11h45 às 12h15 (Popó- kairos)

Palestra: “Mulheres na Agricultura Paulistana” 

Horário: 14h45 às 15h15 (Mulheres do Gau e Convidadas) 

Oficina: “Como fazer incenso natural de ervas”

Horário: 15h15 às 15h45 (Rita Caravieli – É Hora da Horta – ZL)

Roda de Conversa: “Mulheres líderes comunitárias na agricultura paulistana”

Horário: 16h às 16h30 (Mulheres do Gau, Teresinha Mattos, Rita ZL e convidadas)

Entrega de Placas do Programa Sampa+Rural e de um estandarte em homenagem as agricultoras

Horário: 16h30 

 

Sobre o Programa Sampa+Rural

 

O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT - Programa Operação Trabalho, também da Prefeitura de São Paulo, na área da agricultura, além da estruturação de 400 locais de agricultura na capital. A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, Oeste e Sul em sua porção urbana.

Além disso, a iniciativa conta com uma Unidade Demonstrativa de Bionsumos, localizada em Parelheiros, que produz, capacita e oferece biofertilizantes e compostos orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais. Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo clicando aqui ou siga no Instagram @agriculturaprefsp.

 Serviço

 Dia Internacional da Mulher

Dia: 8 de março

Horário: 9h às 17h

Local: Praça das Artes - Vale do Anhangabaú (ao lado do prédio dos Correios)

Entrada gratuita

 

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais