Começam as aulas práticas do curso de qualificação em pizzarias

Por: Marta Régia Vieira

Começaram nesta terça-feira, dia 13, as aulas práticas da primeira turma do Projeto de Qualificação Profissional no Setor de Pizzarias, fruto de parceria da Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e a rede de pizzarias, Dídio Pizza, visando capacitar trabalhadores para atuar no segmento.

Depois de passarem pela primeira fase do projeto com curso teórico na unidade do CAT-Centro de Apoio ao Trabalho, os 52 formandos, que receberam seus diplomas em cerimônia nesta segunda-feira, estão colocando a mão na massa e aprendendo como confeccionar as tradicionais pizzas produzidas pela Dídio. “Foi uma grata surpresa saber que a maioria dos inscritos foram assíduos às aulas e, agora, estão participando dos treinamentos em nossa cozinha”, ressaltou a gerente de operações de franquias da Dídio e nutricionista responsável pelos cursos, Adriana Rios.

Formatura - “Desde o começo deste ano procurava uma oportunidade na minha área, que é cinema, porém, está muito difícil, então decidi ir ao CAT e fiquei sabendo desse curso na área de pizzarias. Interessei-me, pois pode ser uma nova oportunidade de carreira para mim, que já não sou um garoto”, conta o assistente de produção em cinema, Alexandre Segabinazzi Magalhães, de 50 anos, que acabava de receber seu diploma de qualificação na área de pizzarias.

Para ele e seus 51 colegas da primeira turma, a esperança é conseguir um emprego neste setor que cresce vertiginosamente a cada ano ou, quem sabe, abrir sua própria pizzaria ou, até, uma franquia da Dídio. Este, por exemplo, é o sonho da comerciante e dona de casa, Josinete Oliveira da Silva, de 43 anos. “Sempre gostei do ramo de cozinha e quando soube do curso, vi nele minha chance de realizar o sonho de trabalhar na área e, quem sabe, até abrir minha própria pizzaria”, diz.

Segundo a gerente da Dídio, as chances de contratações pela rede são reais. “Já estamos de olho em alguns alunos desta turma para aproveitarmos em nossas unidades”, revelou.

Para o presidente do Conselho de Administração do banco de microcrédito São Paulo Confia, Hugo Duarte, essa é a chance de os formando darem seu grito de liberdade e se tornarem seus próprios patrões. “Abrir uma pizzaria sem conhecer nada sobre o mercado e ficar dependendo de um pizzaiolo para tocar o negócio é suicídio. Vocês, sim, fizeram o correto e buscaram a qualificação em primeiro lugar. Parabéns. Agora, se quiserem abrir o seu próprio negócio, podem buscar as linhas de crédito oferecidas pelo São Paulo Confia e dar o grito de liberdade”, destacou Duarte durante a cerimônia.

Inscrições abertas: As inscrições para a segunda turma do projeto já estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente, até o dia 29 deste mês ou até o preenchimento das 40 vagas oferecidas, na unidade do CAT em Itaquera, à rua Gregório Ramalho, 12, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Em Itaquera acontecerão, também, as aulas teóricas entre os dias 9 e 13 de janeiro, das 9h às 12h.